Projeto de Extensão da UNIFAL-MG inaugura parceria com Associação Vida Viva, de Alfenas; iniciativa busca realizar atendimentos odontológicos gratuitos a pacientes assistidos pela instituição

O projeto de Extensão “Odontologia Hospitalar para pacientes Oncológicos”, da UNIFAL-MG, realizou aula inaugural na Associação Vida Viva, de Alfenas, para dar início a atendimentos gratuitos a pacientes oncológicos assistidos pela Associação. Na mesma cerimônia, ocorreu o lançamento da campanha, que se intitula “Sorria para a Vida”, e a reinauguração do consultório odontológico Dr. Wilson da Silveira Oliveira, local em que se desenvolverá a proposta.

Coordenadores do projeto, Prof. Leandro Araújo Fernandes e Profa. Daniela Coelho de Lima, com o dentista voluntário que idealizou o consultório e que teve nome homenageado no espaço, Dr. Wilson da Silveira Oliveira, ao centro. (Foto: Arquivo/Odontologia Hospitalar para pacientes Oncológicos)

Ao longo da aula, realizada no dia 29/04, foram apresentados o histórico do projeto desde o seu início, em 2018, e a proposta para o ano de 2022. Outros assuntos em destaque foram a importância do cuidado com a saúde bucal e o impacto na qualidade de vida da população. Na oportunidade, esteve presente o dentista homenageado, idealizador do consultório, Dr. Wilson da Silveira Oliveira.

Totalizando 21 participantes, o projeto de extensão da UNIFAL-MG atuará, neste ano, sob a coordenação dos docentes Leandro Araújo Fernandes e Daniela Coelho de Lima, do curso de Odontologia.

O projeto também irá contar com a colaboração dos professores João Adolfo Hanemann, Greciana Pinto, Larissa Rodriguez, Noé Ribeiro, Renata Bruzadelli, Suzane Pigossi e Thaísa Carrera. Os alunos de Pós-Graduação que fazem parte da iniciativa são Ana Luiza Reis, Isadora Breseghello, Jovânia Oliveira, Lélio Soares e Marcela Iunes. Da Graduação, colaboram os universitários Ana Carolina Molica, Flávia Leão, Gabriella Corceti, Gabrielle Vilas Boas, Gustavo Reis, Karoline Oliveira e Mariana de Vitro. As inscrições para processo seletivo de voluntários para o projeto estão abertas até o dia 23/05.

Parte da equipe do projeto de extensão após a aula, que foi realizada no dia 29/04. (Foto: Arquivo/Odontologia Hospitalar para pacientes Oncológicos)

Além dos atendimentos no Vida Viva, a equipe continuará realizando publicações nas redes sociais do projeto, tendo como público-alvo não só cirurgiões-dentistas, mas toda comunidade interna e externa da UNIFAL-MG.

O consultório odontológico está montado na sede da Vida Viva Alfenas, na Rua João Paulino Damasceno, 1193, bairro Santa Rita.

Siga o perfil “Odontologia Hospitalar para pacientes oncológicos” no Instagram.

Fotos: Arquivo/Odontologia Hospitalar para pacientes Oncológicos