:: Boletim Epidemiológico N° 73 – 09/05/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Casos continuam a aumentar e há notícias de novas internações. Esse é o resumo da semana, de acordo com a edição nº 73 do boletim. Durante uma semana em Minas Gerais e há quase duas no Sul de Minas, a média móvel de casos de covid-19 vem seguidamente com tendência de crescimento e já há notícia de novas internações em hospitais da região. Resultado coerente com o aumento do risco de contágio proporcionado pelo relaxamento no uso das máscaras, lentidão no avanço da dose de reforço e sucessivos feriados e maiores aglomerações. Isso com a possível influência da circulação da sub-variante B.A.2 e outras derivadas da ômicron, com maior potencial de contágio.

Panorama no estado = O estado iniciou a semana novamente com crescimento na tendência de novos casos, sem registro de  internações e com diminuição para novos óbitos. Na última semana epidemiológica (01 a 07/05), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por 100.000 habitantes) aumentou em 5 das 14 regiões mineiras (Jequitinhonha, Nordeste, Noroeste, Triângulo Norte e Triângulo Sul). A menor taxa foi a da região Norte (-0,1) e a maior a da Triângulo Sul (18,8). O indicador para o estado foi de 2,7 (mas sem diferença estatística das 3 semanas anteriores).

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 09/05) = Novos casos: novamente o estado apresentou tendência de crescimento. Crescimento nas regiões: Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Noroeste, Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul; com estabilidade no Centro, Centro Sul, Leste Sul e Oeste. Apenas as regiões Norte, Sudeste e Vale do Aço com de queda. O valor da mm7d ficou em 826 (anterior = 730). Novas internações: não houve registro no estado. Novos óbitos: a semana iniciou com queda, a mm7d foi de 9 (anterior = 13). Tendência de crescimento nas regiões Centro Sul, Oeste, Sudeste e Triângulo Norte; estabilidade na Triângulo Sul.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 09/05) = Novos casos: a região Sul iniciou a semana com crescimento em todas as regionais de saúde, com mm7d de 190 (anterior = 150). Novas internações: não houve registro. Novos óbitos: o Sul de Minas apresentou queda, com mm7d de 0,0 (anterior = 0,6).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 09/05) = Novos casos: 8 dos 10 municípios apresentaram crescimento. Apenas Itajubá iniciou a semana com tendência de estabilidade e Três Pontas foi de mm7d de 14 dias antes de 0,0 para 0,4. Novas internações: os 10 municípios não apresentaram registro. Novos óbitos: os municípios apresentaram queda ou nenhum registro.

Campus da UNIFAL-MG: entre os municípios com campus da UNIFAL-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), na última semana epidemiológica, Alfenas apresentou o maior risco de contágio.

Acesse na íntegra