Com a volta das atividades presenciais, Brinquedoteca da UNIFAL-MG reabre as portas para crianças de Alfenas; espaço possibilita o acesso a brinquedos interativos voltados para a perspectiva pedagógica

Crianças da comunidade interna e externa da UNIFAL-MG voltam a contar com o funcionamento da Brinquedoteca no próximo dia 30. Com o retorno das atividades presenciais da Universidade, o espaço será reaberto, possibilitando o acesso de crianças de Alfenas a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente lúdico.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Comunitários Estudantis, Profa. Cláudia Gomes, a parceria com a Brinquedoteca prevê ações de vinculação direta com o Núcleo de Apoio à Mulher e com o Departamento de Apoio e Acompanhamento da Prace. (Foto: Arquivo/Dicom)

Desde 2010, a Brinquedoteca vem desenvolvendo atividades com interface entre ensino-pesquisa-extensão sob a supervisão da professora Fabiana de Oliveira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). A reabertura neste mês de maio é resultado de uma parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).

“A proposta de parceria prevê ações de vinculação direta com os Departamentos e Núcleos que compõem a Prace, dentre os quais, destacam-se o Núcleo de Apoio à Mulher e o Departamento de Apoio e Acompanhamento, que abordam questões e demandas que poderão ser atendidas não apenas em relação à utilização do espaço, mas acima de tudo, com consolidação de ações propositivas de atenção e cuidado ao desenvolvimento infantil”, detalha a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, a professora Cláudia Gomes.

Segundo ela, para utilizar a Brinquedoteca, mães, pais ou responsáveis devem se atentar para as informações sobre o funcionamento. “A permanência de crianças com idades até dois anos, é possível apenas com a presença dos responsáveis; os cuidados em relação à alimentação ou demandas específicas, são de acompanhamento dos responsáveis, e em conformidade com o protocolo de vacinação da UNIFAL-MG, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação”, explica.

O projeto também abre a possibilidade de estudantes participarem como bolsistas ou voluntários. Para isso, a orientação da pró-reitora é que os interessados acompanhem a divulgação do edital de ações de extensão.

A Brinquedoteca dispõe de brinquedos interativos  voltados para a perspectiva pedagógica e para fomentar o desenvolvimento das culturas infantis. (Fotos: Arquivo/Projeto)

Os estudantes envolvidos no projeto desenvolvem atividades usando brinquedos interativos que trabalham os vários tipos de linguagem como escrita, matemática, movimento, artes, natureza e sociedade. Na Brinquedoteca, são trabalhados também jogos educativos voltados para a perspectiva pedagógica e para fomentar o desenvolvimento das culturas infantis.

Horário de Funcionamento

Localizada no Prédio V, sala 209, na Sede da UNIFAL-MG, a Brinquedoteca ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30.

“A parceria também prevê a realização de um estudo das condições institucionais, que ampare a análise e avaliação da efetividade de expansão dos horários de funcionamento”, anuncia a professora Cláudia Gomes.

As escolas de Alfenas que desejarem levar as crianças para brincar no espaço, devem agendar diretamente com a professora Fabiana de Oliveira, pelo e-mail fabiana.oliveira@unifal-mg.edu.br.