Projeto Calouro Cidadão arrecada mais de 260 kg de alimentos e 1 mil peças de roupas para Instituições de Poços de Caldas; durante acolhimento no retorno às aulas no campus, estudantes também realizaram mutirão para doação de sangue

Há 13 anos ações solidárias integram o acolhimento dos novos estudantes da UNIFAL-MG no campus Poços de Caldas. É por meio do projeto “Calouro Cidadão que os ingressantes do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) iniciam as atividades do semestre e interagem com os colegas e professores. Após dois anos de ensino remoto, o “Calouro Cidadão” também retorna 100% presencialmente com a arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e doação de sangue ao Hemocentro da cidade.

“Voltar ao presencial é uma sensação maravilhosa. Nós fizemos o Calouro Cidadão à distância nos últimos dois anos, com as turmas 2020/2, 2021/1 e 2021/2. Tudo que foi possível realizar remotamente nós fizemos: palestras, minicursos, entre outras ações, mas o processo deles estarem juntos, começarem a criar vínculos de amizade durante a arrecadação das doações e, no dia seguinte, compreenderem a importância do trabalho realizado em equipe ao contabilizar e entregar as doações, é gratificante”, afirma o coordenador do projeto de extensão e vice-diretor do campus em Poços de Caldas, Osvaldo Adilson de Carvalho Junior.

O Prof. Osvaldo coordena o projeto Calouro Cidadão há mais de 10 anos no campus Poços de Caldas. (Foto: arquivo Osvaldo Carvalho)

De acordo com ele, este ano foram arrecadados, no dia 24/05, 262,27 kg de alimentos e 1050 peças de roupas, que foram entregues para duas instituições de Poços de Caldas: APAE e Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo. Para o Prof. Osvaldo, o mutirão foi um sucesso, mesmo não atingindo recordes de anos anteriores à pandemia. “Antes de 2020 a situação financeira das pessoas estava melhor e elas podiam contribuir mais. No entanto, dentro do contexto econômico que estamos vivendo no Brasil, a gente conseguir mais de mil peças de roupas e mais de um quarto de tonelada de alimento, superou minhas expectativas“, contou.

Além de bater de porta em porta pedindo doações, os calouros também participam de um momento para doação de sangue. Segundo o professor, a vivência das ações presenciais são impactantes devido ao contato direto com quem se ajuda. “Participar e ver as pessoas na APAE e no Lar dos Velhinhos faz todos enxergarem o quanto é bacana ajudar as pessoas. E isso só é possível no presencial, não tínhamos acesso a essas Instituições na pandemia. Na quinta-feira é ainda mais importante, pois eles assistem uma palestra lá no Hemocentro que explica as condições de doação de sangue e como uma pessoa que doa pode salvar até quatro vidas. E é lindo ver que a maioria se solidariza e faz a doação. Temos muitos estudantes que se tornaram doadores após ingressar na UNIFAL-MG”, disse.

Acolhida ao Calouro no campus Poços de Caldas

(Foto: Luciana Resende/Dicom)

A semana de acolhimento também contou com palestras e stands de projetos do campus Poços de Caldas a fim de proporcionar, não apenas aos calouros de 2022, mas também aos estudantes que ingressaram durante o ensino remoto, a oportunidade de conhecerem ações extensionistas, empresas juniores, agências fomentadoras e demais programas que a Universidade tem a oferecer aos acadêmicos.

Para a estudante do 4º período do BICT, Jenifer Alves da Silva Moreira, que está cursando o primeiro semestre presencial desde que ingressou na Instituição, a experiência do ensino remoto foi necessária, mas é um alivio poder conviver pessoalmente com todos. “No começo do curso o ensino remoto foi bem difícil de adaptar, pois é preciso ter uma concentração muito maior do que você precisaria dentro de uma sala de aula presencial. Agora com as aulas aqui no campus será uma experiência nova e estou muito feliz. É muito bom poder conhecer os professores e o clima do ensino presencial é muito melhor. Eu já faço parte do PET Ciência desde final de 2021 e pretendo integrar outros projetos para ter contato com mais colegas e desenvolver outras habilidades extraclasse”, disse.

(Foto: Luciana Resende/Dicom)

Para os veteranos, a expectativa também é alta. Adam Luiz Evangelista Soares, acadêmico do 8º período de Engenharia Química, comemorou o fim das aulas pela internet: “é uma expectativa muito boa estar de volta ao campus após dois anos enjaulados em casa, só atrás do computador. Ter essa conexão e ver o rosto das pessoas é uma sensação e tanto, eu estava sentindo falta disso. Eu estou caminhando para o final do curso e quero poder aproveitar esse tempo que eu ainda tenho e desfrutar o que a Universidade tem a oferecer.”

Já Jaqueline Marques, que está no último semestre do BICT e é presidente da Ambientação, empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG, o ensino remoto foi proveitoso por poder estar mais perto dos familiares em um momento difícil como a pandemia. “Eu gostei muito da experiência do ensino remoto, pois pude ficar em casa com minha família e evitar o deslocamento físico até o campus, mas o contato é muito diferente do convívio que temos presencialmente com colegas e professores. Poder receber os calouros é muito bom, nós esperamos muito por esse retorno e espero que dê tudo certo!”, ressalta.

As ações de acolhida ao calouro e o “Calouro Cidadão” no campus Poços de Caldas foram realizadas de 23 a 27/05 e tiveram como encerramento uma excursão ao Cristo para atividades de mineração, com a professora do Instituto de Ciência e Tecnologia, Carolina Del Roveri.

Fotos: Arquivo pessoal Osvaldo Carvalho