Equipe da UNIFAL-MG realiza visita à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), na Unifei; reunião busca aprimorar ações inovadoras de empreendedorismo e prestação de serviços

A UNIFAL-MG, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo e da Pró-Reitoria de Extensão, visitou a sede da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit). O objetivo do encontro foi proporcionar troca de experiências entre órgãos similares das Instituições, para conhecimento sobre formas de trabalho, distribuição de verbas, prestação de serviços, coordenação das Empresas Juniores e editais de inovação. A visita aconteceu em 03/06, no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).  

Representando a UNIFAL-MG, participaram a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, Profa. Izabella Carneiro Bastos, o pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão, a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Giovana de Fátima Lima Martins, o gerente de prestação de serviços Júlio César Barbosa e os bolsistas de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação Eliana Castro Reis e Leonardo Contreras Pereira. 

Apresentação feita pelo diretor da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), Maurício Bittencourt, em Auditório. (Foto: Arquivo/Profa. Izabella Carneiro Bastos)

Na oportunidade, a equipe foi recepcionada por membros da Pró-Reitoria de Extensão da Unifei e pelo diretor da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), Maurício Bittencourt, para uma apresentação sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá. Aos visitantes, foram apresentados os seguintes espaços: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Espaço Maker e co-work.

A visita também proporcionou reunião com a Reitoria da Unifei, representada pelo reitor, Prof. Edson da Costa Bortoni, e pelo Prof. Carlos Henrique Pereira Mello, posteriormente com acompanhamento do vice-reitor, Prof. Antônio Carlos Ancelotti Junior. Na mesma data, as Pró-Reitorias de Extensão da Unifei e da UNIFAL-MG se reuniram para abordar procedimentos administrativos relacionados à Extensão e à Inovação. 

A equipe da UNIFAL-MG visitou o Espaço Maker. (Foto: Arquivo/Profa. Izabella Carneiro Bastos)

Ao falar sobre a oportunidade, a professora Izabella Carneiro Bastos destacou a importância da visita presencial não só para trocas de experiências, mas também para a possibilidade de parcerias. “A experiência durante a visitação veio ao encontro da gestão no intuito de favorecer a agilidade nos trâmites das ações que envolvam tanto o tema quanto a questão de prestação de serviços”, disse. 

De acordo com a docente, a partir da visita, novos conhecimentos poderão ser colocados em prática na UNIFAL-MG. “A expectativa é poder, através dessas trocas de experiências, melhorar e aprimorar o desenvolvimento da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – NidusTec e outras ações voltadas ao empreendedorismo e prestação de serviços, bem como o que mais puder ser assemelhado”, concluiu a Profa Izabella Bastos. 

Conheça a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG: https://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/

Fotos: Arquivo/Profa. Izabella Carneiro Bastos