UNIFAL-MG realiza 6ª Semana do Meio Ambiente; evento mobiliza comunidade interna e externa em atividades de oficinas, palestras, concurso para escolas, exposição ambiental e plantio de árvores

A preservação do meio ambiente faz parte de pautas coletivas que não se esgotam em ações esporádicas. No mês de junho, essa proposta se intensifica com a campanha da Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída desde 1981. Em Alfenas, atividades desenvolvidas entre 5 e 11 de junho foram ao encontro da temática, com a realização da 6ª Semana do Meio Ambiente da UNIFAL-MG. 

Sob organização do Programa Legado Ambiental e do PET Biologia, a Semana promoveu oficina de reciclagem, sessões de CineVerde com debate, palestras, concurso para escolas, lançamento de livros de projeto literário ambiental, exposição ambiental em praça pública, Sarau Ambiental e plantio de árvores. Na oportunidade, foram abordadas as temáticas de respeito à flora e à fauna, biodiversidade, consumo excessivo e resíduos, reciclagem, impactos ambientais, relação das árvores com cidade e mudanças climáticas. O objetivo do evento foi promover reflexões ao público, que somou cerca de 1600 participantes. 

“A 6ª Semana do Meio Ambiente foi relevante por marcar o retorno a eventos presenciais, com um público diverso, oportunizando à comunidade acadêmica e à comunidade externa a participação em atividades que buscaram levar à sensibilização sobre a urgência da conservação e regeneração do Meio Ambiente, repercutindo a partir da programação desenvolvida”, relatou Julieta Aparecida Moreira, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG.

A cerimônia de encerramento aconteceu no dia 10/06, no Auditório Leão de Faria. (Foto: Arquivo/Dicom)

Na cerimônia de encerramento, foram entregues premiações a estudantes da rede básica contemplados no concurso do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) para escolas, assim como do projeto Literário Ambiental. Estiveram presentes o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Giovana de Fátima Lima Martins, o presidente do CODEMA, Bruno Soares Corrêa de Oliveira, e o capitão comandante da Polícia Militar do Meio Ambiente, Emerson de Araújo Garro Brito. 

Os parceiros externos que contribuíram para o evento foram a Polícia Militar do Meio Ambiente, Cria Editora, Ipanema Coffee, Alfenas Ambiental, Ponte Alta Mudas, COPASA e Fundo Municipal do Meio Ambiente. 

Fotos: Arquivo/Dicom e 6ª Semana do Meio Ambiente