III Workshop de Dissecação do Coração contribui para formação de futuros médicos graduados pela UNIFAL-MG; evento promovido pela Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica atendeu cerca de 40 estudantes

A Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (LADHAS). da UNIFAL-MG, realizou no sábado (02/07), a terceira edição do  Workshop de Dissecação do Coração. O evento atendeu cerca de 40 participantes e as atividades teóricas e práticas foram realizadas pelos discentes membros da LADHAS,  sob acompanhamento e supervisão da professora. Evelise Aline Soares, da Faculdade de Medicina (Famed).

Os conteúdos teóricos do III Workshop de Dissecação do Coração foram ministrados pelos membros da LADHAS. (Foto: Evelise Soares)

Suspenso por dois anos devido à pandemia de covid-19, o Workshop de Dissecação do Coração visa compreender morfofuncionalmente o coração e suas relações com a hipertensão arterial sistêmica, criando um evento que permitisse a correlação básico-clínica. A primeira edição foi realizada em 2018, e a iniciativa surgiu em 2017 com  a  “Aula de Dissecação de Coração Suíno”, tendo como público-alvo os estudantes do curso de Medicina da UNIFAL-MG e de outras instituições de ensino superior.

O workshop é composto de uma aula de morfofisiologia cardíaca, da apresentação de um manual de orientação para a dissecação e da  parte prática, na qual os participantes têm a oportunidade de dissecar um coração suíno. De acordo com Gabriel dos Reis Pinto, do 5º ano de Medicina e membro da   LADHAS, o coração suíno é semelhante morfologicamente ao coração humano e, por isso,  permite aos participantes visualizar estruturas cardíacas em uma peça fresca, por meio da dissecação.

Para a presidente da LADHAS, a acadêmica Any Karoline Serafim Silva, do 4º ano de Medicina, a liga aguardava ansiosamente o retorno presencial para a realização do evento. “Além de ser muito interessante, é uma oportunidade aos estudantes de Medicina de períodos iniciais terem contato com instrumentais cirúrgicos e, também, reforçar a importância de conhecer a morfologia e função do coração para poder futuramente diagnosticar e tratar as hipertensões arteriais, doença tão comum na população”, explicou.

A terceira edição do Workshop de Dissecação do Coração atendeu cerca de 40 estudantes. (Foto: Evelise Soares)
Sobre a Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (LADHAS)

A LADHAS foi criada em 2017 com a proposta de realizar ações que visem à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos pelo estudante de Medicina, devido a necessidade do  médico generalista ter conhecimentos sólidos em hipertensão e diabetes para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade.

Atualmente, a liga é composta por 16 estudantes, do curso de Medicina da UNIFAL-MG. A coordenação é da professora Evelise Aline Soares, diretora da Faculdade de Medicina.