Protocolo de Intenções entre a UNIFAL-MG e o Cislagos prevê o desenvolvimento de projetos e ampliação da prestação de serviços em saúde pública no Sul de Minas

A UNIFAL-MG e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (Cislagos) firmam Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, e para prestação de serviços na área de saúde. A parceria foi formalizada em reunião do consórcio, realizada no dia 30 de junho, na Unidade Educacional Santa Clara, em Alfenas, com a presença de prefeitos e secretários de saúde das cidades integrantes do consórcio.

O protocolo de intenções permite desenvolvimentos de ações conjuntas entre a UNIFAL-MG e o Cislagos. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O objetivo é a cooperação para o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para formação de recursos humanos, desenvolvimento ou difusão de tecnologias, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional, realização de eventos, simpósios e congressos e prestação de serviços de medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia, enfermagem e outros. 

Na reunião de assinatura do protocolo de intenções, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, reforçou a importância da cooperação entre as prefeituras e a Universidade. “Nós precisamos do apoio das prefeituras para o bom funcionamento da UNIFAL-MG e a UNIFAL-MG pode oferecer serviços e apoios significativos para as cidades da nossa região”.

Conforme o reitor, ideias como o Cislagos, ao reunir 41 municípios na promoção e assistência à saúde e trabalhar de maneira cooperativa e coordenada, potencializam a qualidade do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).  “O SUS foi absolutamente fundamental para salvar vidas e é absolutamente fundamental para manter a qualidade de vida da nossa população. E quem faz o SUS chegar à população são os municípios”, completou.

De acordo com o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Santo Cerveira, a Universidade está aberta a parcerias com todos os municípios para desenvolvimento de projetos e prestação de serviços. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O professor Sandro Cerveira também ressaltou que a Universidade está aberta ao diálogo e à parcerias com todas as prefeituras, independentemente da corrente partidária dos prefeitos, para que os serviços de ensino, de pesquisa e de extensão possam chegar à população. “Nós fazemos políticas de gestão que visam o bem comum”, destacou o reitor.

Por meio da cooperação firmada, ambas instituições poderão estimular e programar ações conjuntas. Os termos específicos das ações desenvolvidas em parceria serão definidas e detalhadas mediante a celebração de acordos para cada atividade.  O protocolo de intenções com a UNIFAL-MG tem duração de cinco anos, podendo ser renovado após esse período. Atualmente, são realizados mais de 90 mil atendimentos anuais por meio do Cislagos. 

A pauta da reunião também apresentou o Programa Abraçar, desenvolvido entre o Cislagos e a empresa Boehinger Ingelheim, para realização de espirometrias, exame para medir a entrada e saída de ar dos pulmões,  por meio do consórcio.