Mestrado Nacional Profissional: Ensino de Física

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 

São 9 vagas disponíveis para a UNIFAL-MG, das quais podem concorrer  professores(as) em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental, e que sejam portadores(as) de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último período desses cursos.

Para participar, é necessário que o(a) candidato(a) acesse o item 2 do edital, confira todas as orientações e somente na sequência realize o preenchimento do formulário de inscrição, disponível em:  http://www.sbfisica.org.br/mnpef. Mas atenção! O prazo para o envio do formulário eletrônico encerra no dia 30/09/2022.

Sobre o mestrado

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ofertado em Polos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País. O MNPEF é coordenado por uma Comissão de Pós-Graduação, que designa a Comissão de Seleção Nacional para dar andamento ao processo seletivo nacional. Este processo ocorre em consonância com as Coordenações dos Polos, que designa as suas respectivas Comissões de Seleção.

Sobre o processo de seleção

O processo seletivo será composto por duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório:

  • 1ª etapa – Prova Escrita Nacional elaborada pela Comissão de Seleção Nacional e corrigida pela Comissão de Seleção do Polo.
  •  2ª etapa – Prova de Defesa de Memorial realizada pela Comissão de Seleção do Polo.

Para mais informações, acesse o Edital MNPEF/SBF nº 07/2022 disponível em: http://www1.fisica.org.br/mnpef/ps/2023/informacoes-gerais