Plataforma Moodle, disponível à comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, ganha nova identidade visual; além de mudanças no âmbito funcional, a página recebe padrão de cores da Universidade nas salas virtuais

O Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) da UNIFAL-MG informou a comunidade acadêmica que, a partir do dia 09/09, foi implementada uma nova identidade visual para a plataforma Moodle (Acadêmico e Comunidade), com o objetivo de facilitar a comunicação e a usabilidade para estudantes e docentes. Entre as mudanças produzidas, está a inserção do padrão de cores da logotipo da Universidade (azul e branco) no design das salas virtuais.

Imagem explicativa sobre mudanças da identidade visual da plataforma. (Foto: Arquivo/CEAD)

Na sala virtual disponível aos discentes, as mudanças ocorreram no menu principal e nas opções de edição. No novo formato, os tópicos ou módulos dos cursos ficam dispostos em formato de abas/guias, a fim de facilitar a navegação entre os conteúdos.

Conforme informado pela equipe do CEAD, ao clicar no menu lateral esquerdo, são abertas opções de acesso às abas do curso, às notas e ao “Painel do Estudante”. No menu lateral direito, o discente tem a opção de alterar seu perfil no Moodle, bem como acessar as ferramentas de chat e envio de e-mails

Para os docentes, os tópicos ou seções da sala virtual também estão no formato de abas, para facilitar a navegação. Outra informação importante é que, no novo formato, o botão de ativação do modo de edição das disciplinas fica na parte superior e na cor verde. Enquanto o modo de edição estiver ativo, o botão fica vermelho.

Além disso, as opções de edição aparecem ao lado direito da tela e permitem que o docente adicione recursos e atividades, clicando no botão ao lado. Para desativar as opções de edição, basta o usuário clicar novamente no mesmo botão de ativação. Ao clicar no botão “Gerenciamento de Curso”, o docente acessa outras funções, como fazer backups da disciplina e restaurá-los.

Em caso de dúvidas em relação à nova identidade do Moodle, o CEAD informou que os usuários podem entrar em contato com a equipe pelo Sistema de Ordens de Serviço da UNIFAL-MG.

Para mais informações, a equipe preparou vídeos explicativos com as principais mudanças implementadas. Você pode conferi-los abaixo.

Guia para discentes da UNIFAL-MG:

Guia para docentes da UNIFAL-MG:

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG