Professor da UNIFAL-MG recebe título de Cidadão Honorário de Alfenas; homenagem é concedida em reconhecimento à contribuição de estudos epidemiológicos sobre a covid-19 para a população

Fica concedido o título de Cidadão Honorário ao senhor Sinézio Inácio da Silva Júnior, pelos relevantes serviços prestados ao município como professor da Universidade Federal de Alfenas, sendo que atualmente atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG.” Essas foram as palavras cunhadas no decreto legislativo de Alfenas, que outorgou homenagem ao professor e pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade.

Em sessão solene da Câmara Municipal, realizada em 26/08, familiares e discentes do professor Sinézio Silva se reuniram para prestigiar a entrega do Título de Cidadão Honorário de Alfenas ao homenageado. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória do docente.

Natural de São Paulo-SP, Sinézio Silva viveu muitos anos na cidade de Araquarara-SP, de onde saiu para morar e trabalhar em Alfenas. Aos 19 anos já atuava como professor naquela cidade, trabalhando inicialmente como professor de alfabetização de adultos, depois como professor do supletivo técnico e, a partir de 2001, como professor universitário. Trabalhou também na Prefeitura de Araraquara-SP de 2001 a 2008, onde coordenou e ajudou a implantar programas voltados para agroindústria e segurança alimentar.

Desde 2020, quando iniciou a pandemia da covid-19, o professor lidera projetos de pesquisa e de extensão voltados para o mapeamento e divulgação do perfil epidemiológico, além de indicadores de saúde relacionados à covid-19 no Brasil e no estado de Minas Gerais. (Foto: Arquivo/Câmara Municipal de Alfenas)

Sinézio Silva é graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde também realizou mestrado. Fez seu doutoramento na USP e foi professor na Universidade de Araraquara-SP entre 2002 e 2009, quando passou então a integrar o corpo docente da Universidade Federal de Alfenas. Na UNIFAL-MG, o professor atua na pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de Epidemiologia, Saúde Coletiva, Segurança Alimentar, Proteínas Vegetais e de Insetos para fins Nutricionais e Nutracêuticos.

Desde 2020, quando iniciou a pandemia da covid-19, o professor lidera projetos de pesquisa e de extensão voltados para o mapeamento e divulgação do perfil epidemiológico, além de indicadores de saúde relacionados à covid-19 no Brasil e no estado de Minas Gerais. A relevância do trabalho dos projetos “INFOCOVID – Informação sobre covid-19 para a comunidade” e “Perfil epidemiológico e indicadores de saúde relacionados à covid-19 no Brasil e no estado de Minas Gerais”  despertou interesse da mídia impressa, digital e televisiva, o que levou o pesquisador e a UNIFAL-MG à expressiva participação semanal nos veículos de comunicação para esclarecimentos e orientações acerca das possíveis correlações entre parâmetros de saúde e a evolução da doença.

“Na vida de uma pessoa qualquer caminhada jamais será um mérito exclusivo dela própria, por mais que seu esforço deva ser reconhecido. Se hoje eu estou aqui sendo honrado pelo reconhecimento de um trabalho profissional realizado, é necessário que eu também faça o reconhecimento do porquê ele foi possível”, destacou o homenageado durante pronunciamento. (Foto: Arquivo/Câmara Municipal de Alfenas)

Durante o pronunciamento na sessão solene, o homenageado destacou: “Na vida de uma pessoa qualquer caminhada jamais será um mérito exclusivo dela própria, por mais que seu esforço deva ser reconhecido. Se hoje eu estou aqui sendo honrado pelo reconhecimento de um trabalho profissional realizado, é necessário que eu também faça o reconhecimento do porquê ele foi possível.”

Entre os agradecimentos, o pesquisador enalteceu a escola pública, responsável pela maior parte de sua formação, e a UNIFAL-MG, representando a universidade pública brasileira, que em suas palavras: “com todas as suas dificuldades nos dá oportunidade, o dever e a honra de servirmos ao Brasil.”

O homenageado também agradeceu aos pais, que não estão mais presentes, mas para quem estendeu a honra recebida por terem permitido que ele estivesse. Os discentes, envolvidos nos projetos também foram nomeadamente lembrados, bem como a imprensa por potencializar o alcance do  trabalho do grupo.

“Faço questão aqui de usar o obrigado e não a também bela palavra gratidão, porque a gratidão a tanto e a tanta gente renova em mim uma obrigação, a obrigação de retribuir ao povo brasileiro o que ele me proporcionou pela escola pública, obrigação em homenagear a memória de minha mãe e do meu pai, obrigação em ser o melhor professor para as minhas alunas e alunos, obrigação para dedicação exclusiva ao ensino e pesquisa na Universidade Federal de Alfenas”, argumentou.

No pronunciamento, o docente ainda fez um agradecimento especial aos vereadores da Câmara Municipal, em especial, à vereadora Kátia Goyatá, pela iniciativa de indicá-lo à homenagem. “Recebo o Título de Cidadão de honra de um lugar do município de Alfenas, mas sou honrado por decisão da mais importante e representativa instituição democrática: o parlamento. Não haveria maior autoridade para em nome de uma população inteira acolher aquele que não nasceu dentre ela, mas como se nela tivesse nascido e considerá-lo desde sempre como um dos seus. Às senhoras e senhores representantes legítimos da população e, portanto, à própria população de Alfenas, devo meu muito obrigado”, frisou.

Após a fala do homenageado, vereadores também cumprimentaram Sinézio Silva pelos serviços prestados à comunidade. O discente Luiz Gustavo Argero Pereira, integrante do grupo de pesquisa do professor, também fez uso da palavra para ressaltar a importância do projeto desenvolvido e a contribuição do pesquisador para a formação acadêmica dos acadêmicos.  

Reconhecimento do trabalho de informação durante a pandemia

Em depoimento para a equipe de comunicação, o professor Sinézio Silva analisou a importância da informação durante a pandemia e o apoio da imprensa na divulgação. “Numa emergência de saúde pública, como é uma pandemia, a informação é estratégica para o controle da situação. Ela orienta em tempo real a gestão da situação, é importante para a sensibilização da população e é uma das melhores expressões da extensão da pesquisa, já que, imposto pela emergência epidêmica, induz a comunicação da análise de dados de modo mais imediato”, afirmou.

Captura de tela de uma das participações do professor Sinézio Silva em jornal da EPTV. (Foto: Reprodução/EPTV)

Segundo ele, a imprensa foi mais importante que a própria Universidade na pandemia, uma vez que deu ampla visibilidade à produção científica feita pela Universidade e promoveu oportunidades de posicionamentos. “Foram mais de 350 inserções em veículos de comunicação, local, regional e estadual, a maioria televisiva na EPTV Sul de Minas. Essa visibilidade potencializou o uso imediato e aplicado das análises feitas no Boletim Indcovid, por exemplo, a ponto de decisões judiciais, a respeito de adesão ou não à então Onda Roxa, citarem explicitamente o boletim epidemiológico da UNIFAL-MG, como aconteceu num caso envolvendo o município de Varginha”, lembra o pesquisador. 

A informação analítica publicada e atualizada semanalmente, de acordo com o professor Sinézio Silva, foi base para influenciar a própria opinião pública de saúde sobre a pandemia. Conforme ele, esse foi o caso de Alfenas, por exemplo, em que, após veiculação de informação sobre cobertura vacinal atrasada em relação aos idosos, o legislativo local provocou o Ministério Público e a promotoria de saúde interveio, fazendo o município reorganizar a prioridade de vacinação para esse público mais vulnerável. “Vale o chavão ‘informação é poder’, poder fazer o certo e rapidamente nessa pandemia significou diminuir muito sofrimento e mortes.”

A solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário pode ser assistida pelo canal da Câmara Municipal de Alfenas no YouTube, neste link.

Conheça aqui os projetos coordenados pelo professor Sinézio Silva