UNIFAL-MG gradua novos profissionais de cursos de Licenciatura e Bacharelado; cerimônias realizadas na Sede da Instituição reúnem professores, familiares e amigos

Formandos dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Química (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Física, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Letras (nas habilitações de Português e Espanhol) e Pedagogia, da Sede, se graduaram na sexta-feira (23/09), no Auditório Dr. João Leão de Faria. Ao total, foram 71 profissionais formados pela instituição, sendo 35 no turno da manhã e 36 no turno da tarde. Confira: 

Formatura da manhã

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, com participação das coordenações dos cursos, homenageados, familiares e amigos dos formandos. Pela manhã, foram graduados os universitários dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Física, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Letras, nas habilitações de Português e Espanhol, e Pedagogia.

O formando do curso de Ciências Sociais Bacharelado, Emerson Costa Carvalho Souza, prestou o juramento solene. (Foto: Arquivo/Dicom)

O formando do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Emerson Costa Carvalho Souza, prestou o juramento solene, acompanhado dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.

“Foi aqui que cada um de nós amadureceu”, disse a oradora Mariana Santos Melo. (Foto: Arquivo/Dicom)

O discurso foi realizado pela recém-formada bacharela em Ciências Biológicas, Mariana Santos Melo, que proferiu uma mensagem de homenagem aos colegas, professores, familiares e ausentes. “Cada um de nós soube que não estava só e que antes muitos vieram, e depois muitos virão, mas que mesmo assim, nós marcamos a história da UNIFAL-MG do nosso jeitinho. Não deixamos, é claro, de ser marcados por ela também. Foi aqui que cada um de nós amadureceu”, destacou Mariana Melo.

O licenciado em Geografia Guilherme Guiari Silva Correia agradeceu pelo cuidado e o amor incondicional de pais ou aqueles que cumpriram esta função na vida dos estudantes recém-formados. (Foto: Arquivo/Dicom)

Para a mensagem aos pais, o licenciado em Geografia Guilherme Guiari Silva Correia manifestou sua gratidão a todos os participantes que são pais ou cumpriram esta função na vida dos estudantes recém-formados presentes na cerimônia. “Àqueles que, incontáveis vezes, sacrificaram-se, abdicaram de planos pessoais e adiaram sonhos para que pudéssemos realizar os nossos. Àqueles que nos mostram, diariamente, o significado de amor incondicional e que mesmo com a distância prezam e torcem verdadeiramente por nós”, agradeceu.

“O aprendizado proporciona liberdade e trabalha a empatia. É por meio de um ensino de qualidade que se formam indivíduos capazes de ler o mundo e o transformar”, disse a licenciada em Letras Natália de Oliveira Piai. (Foto: Arquivo/Dicom)

Aos mestres, a licenciada em Letras Natália de Oliveira Piai agradeceu o importante desempenho no processo de construção do conhecimento por parte dos estudantes. Em discurso, a licenciada citou o conjunto do pensamento de Paulo Freire e destacou a ideia de que “tudo está em permanente transformação e interação”. “Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano como ‘histórico e inacabado’ e, consequentemente, sempre pronto a aprender. O aprendizado proporciona liberdade e trabalha a empatia. É por meio de um ensino de qualidade que se formam indivíduos capazes de ler o mundo e o transformar”, completou.

O coordenador do curso de Geografia Bacharelado, Prof. Paulo Henrique de Souza citou, aos formandos, valores e crenças cultivadas por ele a fim de ajudá-los a viver uma vida ética e feliz. (Foto: Arquivo/Dicom)

Pelo corpo docente, o coordenador do curso de Geografia Bacharelado, Prof. Paulo Henrique de Souza citou, aos formandos, valores e crenças cultivadas por ele a fim de ajudá-los a viver uma vida ética e feliz. Os valores citados pelo professor foram: Esperança em Deus; Ética; Amor; Tolerância; Gentileza e Humor; e Despedida. “Prezados formandos, não se esqueçam de ser felizes. Lembrem-se que a felicidade tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. O maior naufrágio é não partir”, proferiu.

“Esse juramento é retirado da Constituição Brasileira. Então, o que está aqui, é um juramento de todos nós”, disse o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira. (Foto: Arquivo/Dicom)

Para encerrar a solenidade, o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, em seu discurso, salientou a importância do ensino superior gratuito na formação dos indivíduos. Na oportunidade, o vice-reitor chamou atenção para o juramento proferido pelos formandos na cerimônia. “Esse juramento é retirado da Constituição Brasileira. Então, o que está aqui é um juramento de todos nós”, destacou. 

A solenidade da manhã contou com a participação da representante do Colegiado de Ciências Biológicas (Bacharelado), Profa. Marília Gabriela Alves Goulart Pereira; da vice-coordenadora do curso do Ciências Biológicas (Licenciatura), Profa. Tereza Cristina Orlando; da vice-coordenadora do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Profa. Carmem Lúcia Rodrigues; do coordenador do curso de Física, Prof. Person Pereira Neves; do coordenador do curso de Geografia (Bacharelado), Prof. Paulo Henrique de Souza; do coordenador do curso de Geografia (Licenciatura), Estevan Leopoldo Freitas Coca; do coordenador do curso de História, Luiz Antônio Sabeh; do vice-coordenador do curso de Letras, Prof. Marcos de Carvalho; da coordenadora do curso de Letras Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola, Profa. Elíria Quaresma Fugazza; e do coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Ronaldo Auad Moreira.

Formatura da tarde

No período da tarde, graduaram-se universitários dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Química (Licenciatura). Familiares e amigos estiveram presentes para celebrar o encerramento da graduação dos formandos. 

Na cerimônia da tarde, quem proferiu o juramento, baseado no artigo 3º da Constituição Federal, foi Jussara Mendes Soares, da Farmácia. (Foto: Arquivo/Dicom)

Quem proferiu o juramento, baseado no artigo 3º da Constituição Federal, foi Jussara Mendes Soares, da Farmácia. Ela prometeu, seguida dos demais discentes, exercer as funções da profissão com respeito à ética, à liberdade e à diversidade, defendendo os direitos humanos. A nutricionista Bárbara Aparecida de Lima foi a oradora das turmas, responsável por declarar mensagem de agradecimento à Universidade e aos colegas. 

“Fizemos de Alfenas o nosso lar e a UNIFAL-MG o nosso porto seguro”, disse a nutricionista Bárbara Aparecida de Lima (Foto: Arquivo/Dicom)

Em discurso, a formanda relembrou, como um filme, as trajetórias que trouxeram o grupo à colação de grau.  “Não foi fácil e a partir de agora também não será. A ‘mamãe UNIFAL-MG’, como gostamos de dizer, cria seus filhos para o mundo sem passar a mão na cabeça, e posso afirmar que estamos preparados para as futuras batalhas. Fizemos de Alfenas o nosso lar e a UNIFAL-MG o nosso porto seguro. Criamos aqui com nossos amigos uma família em quem se apoiar, relacionamentos, laços que serão levados por toda a vida. Saímos da nossa bolha de conforto, pudemos conhecer novas pessoas, novas histórias, novas perspectivas de vida e pudemos adquirir conhecimento dentro e fora da sala de aula. Crescemos!”, disse. 

Ao completar a mensagem, a oradora reforçou o crescimento nos anos de graduação como necessário para adquirir responsabilidade, ética e valores. “Descobrimos, dia após dia, a importância de aprender e ensinar, de respeitar a opinião do outro e de abraçar os desafios da profissão que escolhemos. A caminhada chegou ao fim. Mas isso não representa um ponto final, pois um novo começo está por vir. É claro que teremos saudade dos momentos vividos ao longo do curso, mas a vida continua. Novos sonhos, novos planos e novas experiências nos esperam”, encerrou, desejando sucesso aos novos profissionais. 

Em agradecimento aos pais, a biomédica Karla Araújo Carvalho Dias Ribeiro relembrou todo o apoio recebido durante a vida. (Foto: Arquivo/Dicom)

Para completar, a biomédica Karla Araújo Carvalho Dias Ribeiro e o licenciado em Química Guilherme Augusto dos Santos, realizaram, respectivamente, pronunciamentos aos pais e aos mestres. “Enfim, a faculdade, um sonho que para muitos parecia tão distante conseguir entrar, hoje chegou o momento da formatura. A partir daqui, seremos profissionais, e nunca esqueceremos nossa essência e tudo que nos foi ensinado. Sem vocês, pais, não teríamos chegado até aqui, sem o apoio, sem as lutas, sem vocês nada disso seria possível”, salientou Karla Araújo. 

“Por fim, em nome de todos os formandos aqui presentes deixo aqui o nosso muito obrigado”, agradeceu o licenciado em Química Guilherme Augusto dos Santos. (Foto: Arquivo/Dicom)

“Nesta nova etapa em nossas vidas, vocês [professores] se tornaram fonte de inspirações e amigos que levaremos em nossos corações. Por fim, em nome de todos os formandos aqui presentes deixo aqui o nosso muito obrigado, por nunca terem desistido de nós, por cada conselho e por todos os momentos que vocês se fizeram presentes em nossas vidas, pois a partir de hoje vocês fazem parte da nossa história”, agradeceu Guilherme Augusto aos docentes.

O pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG e presidente da solenidade, Prof. Wellington Ferreira Lima, encerrou a colação de grau reforçando a importância do juramento proferido pelos recém-formados. (Foto: Arquivo/Dicom)

Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG e presidente da solenidade, Prof. Wellington Ferreira Lima, ficou responsável pela outorga de grau, momento em que os formandos se tornaram oficialmente bacharéis e bacharelas, licenciados e licenciadas. Ao final, o docente encerrou a solenidade reforçando a importância do juramento proferido para os novos capítulos na vida dos profissionais recém-formados.

Também participaram da colação de grau o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Luis Antônio Groppo; a representante do coordenação do curso de Biomedicina, Profa. Andréa Mollica do Amarante Paffaro; o coordenador do curso de Biotecnologia, Prof. Marcos Vinícios Salles Dias; o coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Eliseu César Miguel; a diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade; o coordenador do curso de Farmácia, Prof. Marcelo Aparecido da Silva; a coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Rosângela da Silva; e a coordenadora do curso de Química (Licenciatura), Profa. Cláudia Torres.

Fotos: Arquivo/Dicom