Formandos dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Química (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Física, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Letras (nas habilitações de Português e Espanhol) e Pedagogia, da Sede, se graduaram na sexta-feira (23/09), no Auditório Dr. João Leão de Faria. Ao total, foram 71 profissionais formados pela instituição, sendo 35 no turno da manhã e 36 no turno da tarde. Confira:
Formatura da manhã
A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, com participação das coordenações dos cursos, homenageados, familiares e amigos dos formandos. Pela manhã, foram graduados os universitários dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Física, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Letras, nas habilitações de Português e Espanhol, e Pedagogia.
O formando do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Emerson Costa Carvalho Souza, prestou o juramento solene, acompanhado dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.
O discurso foi realizado pela recém-formada bacharela em Ciências Biológicas, Mariana Santos Melo, que proferiu uma mensagem de homenagem aos colegas, professores, familiares e ausentes. “Cada um de nós soube que não estava só e que antes muitos vieram, e depois muitos virão, mas que mesmo assim, nós marcamos a história da UNIFAL-MG do nosso jeitinho. Não deixamos, é claro, de ser marcados por ela também. Foi aqui que cada um de nós amadureceu”, destacou Mariana Melo.
Para a mensagem aos pais, o licenciado em Geografia Guilherme Guiari Silva Correia manifestou sua gratidão a todos os participantes que são pais ou cumpriram esta função na vida dos estudantes recém-formados presentes na cerimônia. “Àqueles que, incontáveis vezes, sacrificaram-se, abdicaram de planos pessoais e adiaram sonhos para que pudéssemos realizar os nossos. Àqueles que nos mostram, diariamente, o significado de amor incondicional e que mesmo com a distância prezam e torcem verdadeiramente por nós”, agradeceu.
Aos mestres, a licenciada em Letras Natália de Oliveira Piai agradeceu o importante desempenho no processo de construção do conhecimento por parte dos estudantes. Em discurso, a licenciada citou o conjunto do pensamento de Paulo Freire e destacou a ideia de que “tudo está em permanente transformação e interação”. “Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano como ‘histórico e inacabado’ e, consequentemente, sempre pronto a aprender. O aprendizado proporciona liberdade e trabalha a empatia. É por meio de um ensino de qualidade que se formam indivíduos capazes de ler o mundo e o transformar”, completou.
Pelo corpo docente, o coordenador do curso de Geografia Bacharelado, Prof. Paulo Henrique de Souza citou, aos formandos, valores e crenças cultivadas por ele a fim de ajudá-los a viver uma vida ética e feliz. Os valores citados pelo professor foram: Esperança em Deus; Ética; Amor; Tolerância; Gentileza e Humor; e Despedida. “Prezados formandos, não se esqueçam de ser felizes. Lembrem-se que a felicidade tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. O maior naufrágio é não partir”, proferiu.
Para encerrar a solenidade, o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, em seu discurso, salientou a importância do ensino superior gratuito na formação dos indivíduos. Na oportunidade, o vice-reitor chamou atenção para o juramento proferido pelos formandos na cerimônia. “Esse juramento é retirado da Constituição Brasileira. Então, o que está aqui é um juramento de todos nós”, destacou.
A solenidade da manhã contou com a participação da representante do Colegiado de Ciências Biológicas (Bacharelado), Profa. Marília Gabriela Alves Goulart Pereira; da vice-coordenadora do curso do Ciências Biológicas (Licenciatura), Profa. Tereza Cristina Orlando; da vice-coordenadora do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Profa. Carmem Lúcia Rodrigues; do coordenador do curso de Física, Prof. Person Pereira Neves; do coordenador do curso de Geografia (Bacharelado), Prof. Paulo Henrique de Souza; do coordenador do curso de Geografia (Licenciatura), Estevan Leopoldo Freitas Coca; do coordenador do curso de História, Luiz Antônio Sabeh; do vice-coordenador do curso de Letras, Prof. Marcos de Carvalho; da coordenadora do curso de Letras Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola, Profa. Elíria Quaresma Fugazza; e do coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Ronaldo Auad Moreira.
Formatura da tarde
No período da tarde, graduaram-se universitários dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Química (Licenciatura). Familiares e amigos estiveram presentes para celebrar o encerramento da graduação dos formandos.
Quem proferiu o juramento, baseado no artigo 3º da Constituição Federal, foi Jussara Mendes Soares, da Farmácia. Ela prometeu, seguida dos demais discentes, exercer as funções da profissão com respeito à ética, à liberdade e à diversidade, defendendo os direitos humanos. A nutricionista Bárbara Aparecida de Lima foi a oradora das turmas, responsável por declarar mensagem de agradecimento à Universidade e aos colegas.
Em discurso, a formanda relembrou, como um filme, as trajetórias que trouxeram o grupo à colação de grau. “Não foi fácil e a partir de agora também não será. A ‘mamãe UNIFAL-MG’, como gostamos de dizer, cria seus filhos para o mundo sem passar a mão na cabeça, e posso afirmar que estamos preparados para as futuras batalhas. Fizemos de Alfenas o nosso lar e a UNIFAL-MG o nosso porto seguro. Criamos aqui com nossos amigos uma família em quem se apoiar, relacionamentos, laços que serão levados por toda a vida. Saímos da nossa bolha de conforto, pudemos conhecer novas pessoas, novas histórias, novas perspectivas de vida e pudemos adquirir conhecimento dentro e fora da sala de aula. Crescemos!”, disse.
Ao completar a mensagem, a oradora reforçou o crescimento nos anos de graduação como necessário para adquirir responsabilidade, ética e valores. “Descobrimos, dia após dia, a importância de aprender e ensinar, de respeitar a opinião do outro e de abraçar os desafios da profissão que escolhemos. A caminhada chegou ao fim. Mas isso não representa um ponto final, pois um novo começo está por vir. É claro que teremos saudade dos momentos vividos ao longo do curso, mas a vida continua. Novos sonhos, novos planos e novas experiências nos esperam”, encerrou, desejando sucesso aos novos profissionais.
Para completar, a biomédica Karla Araújo Carvalho Dias Ribeiro e o licenciado em Química Guilherme Augusto dos Santos, realizaram, respectivamente, pronunciamentos aos pais e aos mestres. “Enfim, a faculdade, um sonho que para muitos parecia tão distante conseguir entrar, hoje chegou o momento da formatura. A partir daqui, seremos profissionais, e nunca esqueceremos nossa essência e tudo que nos foi ensinado. Sem vocês, pais, não teríamos chegado até aqui, sem o apoio, sem as lutas, sem vocês nada disso seria possível”, salientou Karla Araújo.
“Nesta nova etapa em nossas vidas, vocês [professores] se tornaram fonte de inspirações e amigos que levaremos em nossos corações. Por fim, em nome de todos os formandos aqui presentes deixo aqui o nosso muito obrigado, por nunca terem desistido de nós, por cada conselho e por todos os momentos que vocês se fizeram presentes em nossas vidas, pois a partir de hoje vocês fazem parte da nossa história”, agradeceu Guilherme Augusto aos docentes.
Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG e presidente da solenidade, Prof. Wellington Ferreira Lima, ficou responsável pela outorga de grau, momento em que os formandos se tornaram oficialmente bacharéis e bacharelas, licenciados e licenciadas. Ao final, o docente encerrou a solenidade reforçando a importância do juramento proferido para os novos capítulos na vida dos profissionais recém-formados.
Também participaram da colação de grau o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Luis Antônio Groppo; a representante do coordenação do curso de Biomedicina, Profa. Andréa Mollica do Amarante Paffaro; o coordenador do curso de Biotecnologia, Prof. Marcos Vinícios Salles Dias; o coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Eliseu César Miguel; a diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade; o coordenador do curso de Farmácia, Prof. Marcelo Aparecido da Silva; a coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Rosângela da Silva; e a coordenadora do curso de Química (Licenciatura), Profa. Cláudia Torres.
Fotos: Arquivo/Dicom