UNIFAL-MG e Embaixada Francesa buscam ampliar parceria para cursos, intercâmbios e dupla titulação; possibilidades foram apresentadas em reunião com o cônsul francês de Minas Gerais

A UNIFAL-MG se reuniu com a Embaixada da França de Minas Gerais, com objetivo de ampliar ações de internacionalização e as oportunidades para os estudantes participarem de programas internacionais de intercâmbio na França. O encontro, realizado na terça-feira (4/10), foi organizado pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) e teve a participação do professor Vincent Nédélec, cônsul francês no estado.

A visita do cônsul teve como objetivo apresentar as possibilidades de parceria na internacionalização em várias áreas, além da retomada de projetos que estavam pré-acordados antes da pandemia. Na UNIFAL-MG, o representante francês foi recebido pelos professores Alessandro Antonio Costa Pereira, vice-reitor da UNIFAL-MG,  Wellington Ferreira Lima, pró-reitor de graduação, e Claudio Umpierre Carlan, diretor de relações internacionais e interinstitucionais.  Essa é a segunda passagem do cônsul francês por Alfenas-MG. A primeira foi realizada em 2016 durante um evento de Ciência e Tecnologia.

O cônsul francês foi recebido pelos professores professores Wellington Lima Claudio Carlan, e pelo vice-reitor Alessandro Costa Pereira. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

O professor Nédélec é o responsável pela área de convênios e educação da embaixada e reforça. Para ele, é essencial que a França seja apresentada como opção aos alunos, desde o início da pós-graduação, para já buscarem a proficiência no idioma francês adequado para a mobilidade. Segundo o professor Carlan,  a UNIFAL-MG poderá participar do programa da Embaixada Francesa, com aulas de francês, ministrada por professores franceses, com recursos do Governo Francês e da Universidade.

A França é um importante parceiro da Universidade desde 2018 e de acordo com o professor Cláudio Umpierre Carlan,, a UNIFAL-MG busca ampliar essa parceria, principalmente para o Programa Brasil/France Ingénieur Technologie (Brafitec), em que alunos de pós-graduação da área de Engenharia fazem parte do curso na França e, com a conclusão, recebem um duplo-diploma.

Além da França, a UNIFAL-MG possui convênios com instituições de 16 países. Entre eles, um acordo com Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, que possibilita dupla titulação do curso de Ciência da Computação.  Outras informações sobre internacionalização estão disponíveis na página da DRI.