UNIFAL-MG realiza cerimônia em comemoração do Jubileu de Prata dos cursos de Farmácia e Odontologia; solenidade marca 25 anos das turmas graduadas em 1997

Após 25 anos de formados, os egressos das turmas de 1997 dos cursos de Farmácia e Odontologia se reencontraram na Sede da UNIFAL-MG, para celebrar o Jubileu de Prata ao lado de familiares e colegas, na última sexta-feira (14/10). A solenidade aconteceu no Auditório Dr. João Leão de Faria, em Alfenas, onde os egressos puderam relembrar os momentos de convivência na Instituição, bem como receber diploma comemorativo pelo vigésimo quinto ano de formatura.

“Turma Profa. Olinda Maria Gomes da Costa Vilas Boas”, curso de Farmácia

No início da cerimônia do curso de Farmácia, os participantes assistiram ao vídeo com fotos contidas nos arquivos pessoais dos próprios egressos, que reservaram os momentos especiais vividos pelas turmas. Após a exibição do vídeo, a mesa de honra do Jubileu foi composta.

Participantes que compuseram a mesa de honra, representando os egressos da turma de Farmácia. (Foto: Arquivo/Dicom)

A cerimônia foi conduzida pelo vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, representando o reitor da Instituição, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. Na cerimônia, houve a participação do ex-dirigente da Instituição, no exercício de 2005 a 2010, Prof. Antônio Martins de Siqueira; do pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; da diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Maria Rita Rodrigues; do coordenador do curso de Farmácia, Prof. Marcelo Aparecido da Silva; da representante do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Profa. Stael Maria Costa Ruela; da professora que foi o nome da turma de Farmácia dos formandos de 1997, Profa. Olinda Maria Gomes da Costa Vilas Boas; e do egresso da Turma de Farmácia e orador na cerimônia, o farmacêutico Evaldo Ernesto Barbosa.

De forma solene, os diplomas comemorativos foram entregues pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Costa, e pela Profa. Olinda Vias Boas aos egressos, que, um a um, cumprimentaram a mesa de honra e, em seguida, receberam o documento. Ao todo, 20 egressos receberam o certificado.

Após a entrega dos diplomas, o professor Eduardo Peloso foi convidado a fazer o descerramento da placa comemorativa do Jubileu de Prata do curso e a entrega do marco à Profa. Maria Rita Rodrigues. A ação foi acompanhada pela Profa. Olinda Vilas Boas.

Em seguida, os participantes Evaldo Barbosa, Profa. Olinda Vilas Boas, Profa. Stael Ruela, Prof. Antônio Martins, Prof. Marcelo da Silva, Profa. Maria Rita Rodrigues, Prof. Wellington Lima e Prof. Alessandro Costa discursaram a fim de relembrar alguns dos momentos vividos pelos egressos, bem como em agradecimento aos professores, familiares e amigos presentes na cerimônia e na vida dos profissionais da área.

“A educação abre todas as portas, vejam isso como o melhor exemplo que vocês podem dar aos filhos de vocês. É isso que nós recebemos de nossos pais quando nos apoiaram a estudar. E é isso que eu desejo para todos: que a gente continue sentindo orgulho, nos sentindo honrado por participarmos da Universidade Federal de Alfenas, a qual eu agradeço muito pela homenagem feita para mim”, salientou a Profa. Olinda Vilas Boas em seu pronunciamento.

“Turma Profa. Ana Maria Duarte Dias Costa”, do curso de Odontologia

No início da cerimônia do Jubileu de Prata da Odontologia, os participantes puderam acompanhar a exibição da maquete virtual de futuras instalações da Faculdade de Odontologia, que está sendo construída na Unidade Educacional Santa Clara.

Mesa de honra composta por representantes dos egressos da turma de Odontologia. (Foto: Arquivo/Dicom)

Após a exibição, a mesa de honra foi composta pelo vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, que representou o reitor da Instituição, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e conduziu a cerimônia. Compuseram também a mesa a pró-reitora adjunta de Graduação, Profa. Roberta Seron Sanches; o diretor da Faculdade de Odontologia e egresso da turma, Prof. Alessandro Aparecido Pereira; a vice-coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Daniela Coelho de Lima; o paraninfo da turma à época e representante de todos os professores homenageados da turma, Prof. Walter Alves de Araújo; bem como a egressa da turma e oradora na cerimônia, a cirurgiã-dentista Karin Cristina Luchetta Camarinha.

Aberta a cerimônia, o diploma comemorativo pelo vigésimo quinto ano de formatura do curso de Odontologia foi entregue pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Costa, e pelo Prof. Walter de Araújo. No total, 51 egressos receberam o documento.

Entregues os diplomas, a cirurgiã-dentista Karin Camarinha fez o descerramento da Placa Comemorativa e a entrega do marco ao diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Alessandro Aparecido. Em seguida, o cirurgião-dentista Wilson Júnior prestou homenagem ao paraninfo da turma à época, Prof. Walter Araújo.

Posteriormente, Karin Camarinha fez seu pronunciamento seguido das mensagens dos demais participantes que compuseram a mesa de honra. Na oportunidade, o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Alessandro Aparecido, agradeceu a presença dos participantes da cerimônia e prestou homenagem aos professores.

“Descobrimos, ao passar pela Efoa, que a educação muda destinos e isso pode ser notado no rosto de cada um de nós da Turma 1994-1997 presente neste Auditório. Acredito que nossas vidas e a de nossas famílias mudaram para melhor. Nossos familiares presenciaram nossas lutas, dificuldades e conquistas. Tivemos a oportunidade de conhecer uma arma importante que usamos em todos as batalhas, desde que passamos pela universidade: o conhecimento”, declarou o Prof. Alessandro Aparecido.

Confira a galeria de fotos do evento:

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG