Festival Pint of Science volta a debater ciência de forma acessível e divertida em bares e restaurantes da região nesta segunda (7/11)

Após dois anos de realização on-line, por conta da pandemia, o maior evento para o debate de ciência do mundo, que ocorre fora dos ambientes universitários, volta a acontecer em bares, pubs e outros espaços. Entre os dias 07 e 09/11, pesquisadores da UNIFAL-MG vão ao encontro das pessoas em Alfenas e Poços de Caldas para debater ciência de forma simples no festival Pint of Science.

“O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público, principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos”, conta a professora Marilia Gabriella Alves Goulart Pereira, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), responsável pela coordenação do evento em Alfenas.

Segundo ela, os pesquisadores envolvidos no festival querem aproximar do público por meio de uma plataforma, que permita discutir pesquisas junto às pessoas sem necessidade de elas terem algum conhecimento prévio sobre o assunto. “Somos uma rede de milhares de voluntários apaixonados por levar descobertas às pessoas, criada por uma comunidade de pesquisadores de pós-graduação e pós-doutorado em 2012”, enfatiza.

Em Alfenas, o Pint of Science será realizado no Bar Bante à Rua José Constâncio da Silveira, 329, nos dias 08 e 09/11, a partir das 19h. Nesse local, serão debatidos temas voltados à utilização de psicodélicos, os benefícios do exercício físico para a saúde mental; o atual cenário do Pantanal; o processo de produção da cerveja; os impactos de microplásticos, e também pedagogia, indo do ponto de vista do oprimido até o ponto de vista do desempenho.

A organização está sob a coordenação da professora Marília Pereira em parceria com a professora Aline Roberta Danaga, do Instituto de Ciências da Motricidade (ICM). As atividades programadas contam com o apoio também do professor Marcos Vinícios Salles Dias, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN); e das professoras, Livia Maria Rosatto Moda e Rosymar Coutinho de Lucas, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Confira mais detalhes na página do evento: Alfenas

Na cidade de Poços de Caldas, o festival percorre os espaços, New York Pub, à Rua Rio de Janeiro, 243, no centro; e Estação Fepasa Steak House, na Avenida João Pinheiro, 81, também no centro

De acordo com o coordenador do evento em Poços de Caldas, o professor Cássius Anderson Miquele de Melo, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), após a pandemia e o período em que o evento aconteceu de maneira remota, a equipe decidiu retomar o trabalho de tornar Ciência e Tecnologia verdadeiros assuntos para um papo de buteco.

“O Pint of Science é um dos eventos mais interessantes de divulgação científica do mundo, pois leva a ciência ao público de uma forma muito descontraída e em um ambiente em que as pessoas não costumam conversar sobre ciência e tecnologia”, comenta. “Em Poços de Caldas ele se tornou extremamente popular atingindo a maior média nacional de participantes, com mais de uma centena de pessoas por bar por noite”, acrescenta Prof. Cássius Melo.

Em 2018 e 2019, o evento em Poços de Caldas alcançou a maior média de público por bar e por noite no estado de Minas. Foram registradas 165 pessoas por noite e por bar em 2018 e 185 em 2019. Além disso, foi o único evento no país a contar com tradução em Libras para algumas das palestras. “Tudo isso contribuiu para o sucesso do evento e uma excelente recepção pelo público, tendo atingido mais de 1000 pessoas”, reforça o coordenador local.

Entre os temas que serão abordados, estão novamente no cardápio: saúde e envelhecimento, partículas elementares, criminalística e ciência forense, biologia, robótica, história, genética, feminismo, interface entre ciência e filosofia, satélites e muito mais.

A entrada é gratuita — paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos — e não há emissão de certificado.

Sobre o Pint of Science

Em 2012 o Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, começaram e organizaram um evento chamado ‘Meet the Researchers’. A ideia era convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar a estas pessoas o tipo de pesquisa que estavam sendo realizadas.

Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. Ele rapidamente decolou em todo o mundo e agora acontece em mais de 400 cidades.

O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então, o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019. Por conta da pandemia da Covid-19 o festival não aconteceu presencialmente nos anos de 2020 e 2021, apenas no formato on-line. Este ano, o festival foi retomado em formato presencial e será realizado em mais de 40 cidades brasileiras, incluindo Alfenas e Poços de Caldas. Nestas cidades, a coordenação é feita por professores da UNIFAL-MG. Outras informações aqui

A seguir, confira a programação na região:

Alfenas

Poços de Caldas