Homenagem a Belchior, tributo ao Clube da Esquina e rock acústico são destaque em eventos culturais da UNIFAL-MG; shows acontecem nos campi de Varginha, Alfenas e Poços de Caldas com ingressos gratuitos

Homenagem ao Belchior, tributo ao Clube da Esquina e rock acústico aportam nos campi da UNIFAL-MG nesse final de ano.  Os eventos, organizados pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor da UNIFAL-MG, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, destacam artistas de renome regional em apresentações livres e gratuitas para toda comunidade, nas cidades de Varginha (30/11), Alfenas (7 e 14/12) e Poços de Caldas 14/12). 

Apenas um Rapaz Latino-americano: tributo ao cantor Belchior
 Deivid Santos e Wolf Borges, parceiros em diversos espetáculos musicais. (Foto: Divulgação)

O primeiro show da iniciativa cultural da UNIFAL-MG, ocorre no dia 30/11, às 20h, no Campus Varginha, e o destaque é a dupla Wolf Borges e  Deivid Santos, de Poços de Caldas/MG, com o show “Apenas um rapaz latino-americano”, em homenagem ao cantor e compositor Belchior. O espetáculo também será realizado no campus sede, em Alfenas, no dia 14/12, às 20h, no Auditório Leão de Faria. 

No tributo, os músicos mineiros trazem não só as canções mais conhecidas do cantor, como também melodias emocionantes que demonstram as diferentes faces do artista, poeta e falecido Belchior, que teria completado 76 anos em outubro deste ano. Belchior foi cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro, e faleceu em 2017, mas deixou canções que conduzem e continuarão conduzindo artistas e amantes da música brasileira. Como nossos pais, Divina comédia humana e Velha roupa colorida são algumas das canções que se passam na homenagem.

Wolf Borges e Deivid Santos são parceiros há 15 anos na música e têm suas carreiras marcadas por diversas produções artísticas e projetos culturais. Além de assinarem performances que recriam e homenageiam a obra de Belchior, os músicos dedicam-se à interpretação de grandes nomes da MPB, como o cantor e compositor Chico Buarque, que já foi apresentado na UNIFAL-MG. 

Aos interessados em participarem dos shows, os ingressos estarão disponíveis no centro de Atendimento do Campus Varginha e na Diretoria de Comunicação Social (sala O-409), na Sede, e, também, 30 minutos antes no dia e locais de cada evento.

Na Curva da Esquina: um tributo aos 50 anos do Clube da Esquina
Pedro Volta e Pablo Castro possuem um expressivo trabalho musical ao lado de grandes compositores brasileiros. (Foto: Divulgação)

No dia 7/12, os músicos Pablo Castro e Pedro Volta apresentam o espetáculo “Na Curva de Esquina: tributo ao Clube da Esquina”, em homenagem ao movimento musical mineiro “Clube da Esquina”, que teve à frente compositores como Milton Nascimento, Márcio Borges, Fernando Brant, Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes e outros.  O evento ocorrerá às 16h, no Hall do prédio V, na Sede, e não há necessidade de retirada de ingresso.

Na apresentação, a dupla Pablo e Pedro, tocam músicas do álbum “Clube da Esquina”, que completa 50 anos,  e de outras pérolas desse movimento de destaque no Brasil. O músico Pablo Castro é estudioso da MPB, dos Beatles, crítico e diretor musical, e Pedro Volta cantor, compositor, pianista e violinista, e desenvolve trabalhos na área musical ao lado de grandes compositores brasileiros.

 

Alexandre Cabral e Flávia Duboc, integrantes levam rock acústico para o campus Poços de Caldas. (Foto: Divulgação)
Turbo Rock Acústico

Outra atração cultural na UNIFAL-MG é o grupo Turbo Rock Acústico, que se apresenta no campus Poços de Caldas, às 15h do dia 14/12. O grupo traz, em seu repertório, músicas do rock n’ roll clássico, folk e blues na interpretação acústica dos violões e vozes de Flávia Duboc e Alexandre Cabral.

A dupla circula por diversas cidades do Brasil com seu rock acústico com músicas de grandes nomes do rock internacional, como Creedence, Guns N’ Roses, Led Zeppelin, Queen, System of a Down, entre outras bandas. As demais informações sobre o grupo podem ser acessadas por meio do canal do Youtube e página do Instagram

Medidas de segurança contra a covid-19

Com a necessidade e importância da evitar possíveis contaminações com vírus da covid-19, é obrigatória a utilização de máscara de proteção respiratória nos campi da UNIFAL-MG. 

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG; edição Ivanei Salgado.