Petianos debatem as ações para potencializar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 12ª Jornada dos Grupos PET reúne 10 equipes da Instituição

A UNIFAL-MG realizou a 12ª Jornada dos Grupos PET, no campus Poços de Caldas, no dia 19/11. Organizado pelo PET Conexões de Saberes e pelo PET Ciência, o evento teve como objetivo promover o espaço de integração, discussão e troca de experiências entre os participantes. A ação reuniu os 10 grupos PET da Instituição.

De acordo com a organização, o evento não foi realizado em 2020 devido à pandemia de covid-19. Neste ano, a Jornada ocorreu de forma presencial e possibilitou a reflexão sobre o tema, bem como a consolidação da importância dos grupos PET da Universidade.

O evento teve início às 9h com o credenciamento dos participantes e boas-vindas da comissão organizadora. Ainda no período da manhã, os petianos se dividiram em quatro Grupos de Trabalho (GT), os quais discutiram os seguintes temas: A integração dos grupos PET da UNIFAL-MG; A visibilidade dos grupos PET da UNIFAL-MG; O retorno ao modelo presencial; e Ações integradas dos grupos PET voltadas aos futuros ingressantes de cursos superiores.

Ao final dos GT, foram produzidas propostas de melhoria do Programa a serem apresentadas e discutidas com todos os participantes. Na hora do almoço, ocorreu uma gincana de integração entre os grupos, com premiação à equipe vencedora. Na parte da tarde, cada grupo teve o momento de apresentação dos projetos e ações a todos os outros grupos.

O encerramento da Jornada foi marcado por uma Plenária Final na qual todas as propostas originadas dos GT foram apresentadas aos participantes. De acordo com a organização, dentro de 15 dias, as propostas serão encaminhadas aos grupos PET, via formulário eletrônico, para a votação, permitindo a participação de petianos que não estavam presentes na Jornada.

Após a votação, será elaborado um Documento Final da Jornada que indicará sugestões e encaminhamentos para a melhoria e fornecimento de elementos para potencializar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão dos grupos PET da UNIFAL-MG.

Depoimentos dos petianos
Isabela Bertho é integrante do PET Conexões de Saberes. (Foto: arquivo pessoal)

Para a estudante de Engenharia Química, Isabela da Silva Bertho, a 12ª Jornada PET foi um importante momento para a integração entre as equipes, já que a realização do evento estava interrompida desde a pandemia. “Vi nela [Jornada] uma ótima oportunidade de conhecer a realidade destes outros grupos e da maneira como eles desenvolvem suas atividades. Foram discutidas pautas relevantes, que podem agregar muito conhecimento aos grupos PET no decorrer do próximo ano. Esse tipo de evento é capaz de estimular o nosso senso crítico e nos fazer refletir sobre o que realmente pode ser acrescentado aos grupos para gerar um maior desenvolvimento”, destacou.

Evaldo Filho faz parte do PET Ciência. (Foto: arquivo pessoal)

Na oportunidade, Evaldo Vilela da Silva Filho, também estudante de Engenharia Química, salientou a importância do evento. “É difícil descrever com palavras o sentimento de ter participado da Jornada PET. O evento ocorreu de forma impecável, e trouxe muitos momentos divertidos de discussão, reflexões, desenvolvimento pessoal, superações e bastantes ideias. Apesar dos desafios enfrentados, eu pude perceber a Jornada cumpriu o que propôs. Esse evento é fundamental para que nós, membros de grupos PET da UNIFAL-MG, possamos levantar ideias e propostas por meio de discussões que irão refletir no desenvolvimento e na excelência das equipes. Fico feliz em dizer que a participação na 12ª Jornada PET me proporcionou um dia extremamente produtivo e muito especial!”, finalizou.

Programa de Educação Tutorial – PET

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o nome Programa de Treinamento, o PET, hoje na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, visa promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. Atualmente, a UNIFAL-MG possui 11 grupos em atividade: PET Biologia, PET Enfermagem, PET Farmácia, PET Fisioterapia, PET Letras, PET Nutrição, PET Odontologia, PET Conexão de Saberes, PET Ciência, PET Bice.

Saiba mais em: PET UNIFAL-MG.

Confira as fotos do evento.

Para saber mais sobre os PET da UNIFAL-MG, acesse o link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/pet/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG