“Já não há dúvida, vivemos uma nova onda de covid-19”, afirma professor da UNIFAL-MG em artigo jornalístico

Há duas semanas, Minas Gerais vive uma tendência de crescimento de novos casos de covid-19. É o que afirmou o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, em artigo de análise publicado no portal Matéria 1, no dia 02/12.

De acordo com o pesquisador, “o surgimento de subvariantes mais resistentes às vacinas e infecções prévias, relaxamento da cobertura vacinal, decaimento da proteção imunológica dos vacinados e fim do uso das máscaras são os fatores que produziram a atual reescalada de casos”. Segundo ele, a região sul de Minas Gerais retrocedeu ao patamar de final de julho passado, apresentando média móvel de 872 novos casos por dia na semana.

Para o professor Sinézio Júnior, as festividades da copa do mundo e de fim de ano influenciam na aceleração do contágio. “No curto prazo podemos contar com a aceleração do contágio. Isso se deverá a oportunidades proporcionadas pelas festividades da copa do mundo e de final de ano. Além disso, infelizmente, não é de esperar que logo a vacinação seja acelerada o que, somado à baixa cobertura de doses de reforço, contribuirá para o aumento de internações”, salientou o especialista.

Confira o artigo completo, pelo link: https://materia1.com.br/2022/12/02/nova-onda-de-covid-19/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG