A civilização pelo corno

Mesmo quem não é grande admirador de Jorge Amado precisa reconhecer-lhe uma qualidade: o escritor baiano foi capaz de notável evolução desde seus primeiros romances, apoiados sobre bisonhos esquemas ideológicos atrelados ao realismo socialista ditado pela política “cultural” de Stálin e de seu ministro Jdanov, o congênere soviético de Goebbels. Recordemos que Amado, mesmo tendo chegado a ser amigo de José Sarney e Roberto Marinho, inicialmente granjeou fama como autor identificado ao Partido Comunista, pelo qual foi eleito deputado federal para a Constituinte de 1946.

Gabriela, cravo e canela (1958), seu maior sucesso, talvez represente o ponto de equilíbrio de uma carreira literária marcada por concessões excessivas ao gosto dos leitores pouco dispostos à concentração exigida pela grande literatura. Nesse romance campeão de adaptações para o cinema e a TV, publicado em dezenas de países e já perto da centésima edição brasileira, Jorge Amado fez convergirem suas principais qualidades e ainda conseguiu eliminar alguns – não todos: o estilo continua um tanto relaxado – de seus antigos defeitos. O enredo faz justiça ao subtítulo “crônica de uma cidade do interior”, entrelaçando na Ilhéus natal do escritor as intrigas políticas da região cacaueira situada no sul da Bahia e uma curiosa história de amor.

O aposto que define Gabriela refere-se ao cheiro de seu corpo e à cor de sua pele. São eles que fazem o “árabe” Nacib (de fato um descendente de sírios) envolver-se sentimentalmente com a retirante que lhe aparecera, suja e, à primeira vista, feia, como candidata a cozinheira depois da deserção de Filomena, velha que lhe abastecia o bar de doces e salgados, além de preparar-lhe as refeições. Para surpresa de Nacib, a moça se revela – depois de tomar banho – uma verdadeira gata borralheira e autêntica fada ao fogão. O modesto bar Vesúvio começa a prosperar, e Gabriela mostra-se muito receptiva na primeira vez em que Nacib resolve meter-se em sua cama. Tornam-se amantes, começando um período de indizível felicidade para o comerciante.

Como a elite municipal frequenta o Vesúvio, logo se arma em torno da ventura doméstica de Nacib a rede de intrigas típica de uma cidade interiorana: fofocas sobre as vidas alheias, disputas políticas, esboços e tentativas de amores lícitos e ilícitos. Um dos primeiros fatos a galvanizar a opinião pública ilheense, nesse enredo, é o assassinato, por um dos coronéis do cacau, da mulher e do amante desta. Esse episódio está destinado a demarcar, no ambiente agronegocial (para cometermos um anacronismo) congenialmente machista, a fronteira entre a mentalidade antiga de Ilhéus e os novos tempos, em que um forasteiro capitalista ousa questionar o poder tradicional dos velhos plantadores de cacau, estabelecidos desde o “tempo dos barulhos” anteriormente tematizado pelo escritor baiano em Terras do Sem Fim (1943) e São Jorge de Ilhéus (1944), quando a posse do latifúndio cacaulista era obtida por meio de assassinatos encomendados e “caxixes”, ou seja, grilagem legalizada por agentes públicos corrompidos.

Nesse tabuleiro político, o principal pomo da discórdia se torna a insistência de Mundinho Falcão em providenciar a dragagem da barra de Ilhéus, que permitiria atracarem no porto da cidade navios de grande calado e, como consequência, tornaria possível a exportação direta do cacau produzido na região, cujos lucros ficavam, na maior parte, para a cidade da Bahia – hoje, Salvador. A discussão sobre a dragagem da barra opõe a visão moderna de Mundinho, moço de família paulista e cafeicultora, ao conservadorismo do principal líder político da região, Ramiro Bastos, cujos interesses convergiam com os do governo do Estado, ao qual interessava manter inviável a exportação do cacau a partir de Ilhéus.

Permeando os dois dramas, a vidinha miúda daquela cidade no ano de 1925, quando a abundante produção cacaueira, bem como os preços altos do produto, faziam prosperar a região e abundarem os adultérios de vária classificação. Mas, como regra, os adúlteros eram exemplarmente castigados, especialmente se se tratava de mulher casada, e no mínimo os amantes pilhados em flagrante tinham suas cabeças raspadas a navalha e eram expulsos da cidade. Toleravam-se, é claro, as teúdas e manteúdas de casas montadas pelos fazendeiros endinheirados, assim como pululavam as prostitutas de todos os preços.

O idílio de Nacib começa a declinar quando ele resolve casar-se com Gabriela. A moça, cuja simplicidade às vezes resvala o déficit intelectual, reluta em adaptar-se ao papel de mulher do comerciante em ascensão; para começar, odeia oprimir com sapatos os pés acostumados à longa marcha de retirante. Ouvir conferências proferidas por literatos de vocabulário incompreensível, então, nem pensar; Gabriela preferia ir ao circo com o preto Tuísca, empregado de Nacib, ou desfilar na folia de Reis.

Quanto ao marido, sua vaidade de pretendente a cacaulista o impede de compreender que a moça era uma potencial Bovary cabocla. O amor entre eles esfria na exata proporção do sucesso do bar Vesúvio, e Nacib um dia tem notícia de seus próprios chifres, logo em seguida pilhando Gabriela na cama com Tonico Bastos, emérito mulherengo e ninguém menos que seu padrinho de casamento, além de responsável por falsificar a certidão de nascimento de Gabriela, que não possuía sobrenome nem documentos. Contrariando seu furioso impulso inicial, Nacib apenas esbofeteia o comborço e expulsa de casa a adúltera. Mais tarde, um engenhoso amigo inculca-lhe a maneira eficaz de anular o casamento e, em vista disso, ninguém mais na cidade considera corno ao “turco”, pois as núpcias haviam deixado, retroativamente, de existir.

Entretanto, resta o problema de conseguir uma nova cozinheira, e esse novo conflito se alterna, no interesse do narrador, com o desenrolar das intrigas políticas do município com vistas à próxima eleição. No final, tudo dá certo para quase todos, voltando até mesmo Nacib e Gabriela à antiga paixão, e o mando político de Ilhéus passa pacificamente às mãos do progressista Mundinho Falcão. Os mais recentes cornudos municipais abrem mão de assassinar as traidoras, numa demonstração de que a mentalidade da região cacaueira ia evoluindo. E, significativamente, o livro termina com um pós-escrito que informa sobre a condenação do Coronel Jesuíno, primeiro homem na história local a ser sentenciado pelo assassinato de uma mulher e do amante. Na expressão sarcástica do narrador, por meio do qual Jorge Amado ironiza o provincianismo de seus conterrâneos, deixava de ser a maior das injúrias pertencer à “Confraria de São Cornélio”.

 

Título: Gabriela, Cravo e Canela
Autor: Jorge Amado
Gênero: Romance
Ano da edição: 2023
ISBN: 9786559213818
Selo: Companhia das Letras

Eloésio Paulo é professor titular da UNIFAL-MG e autor dos livros: Teatro às escuras — uma introdução ao romance de Uilcon Pereira (1988), Os 10 pecados de Paulo Coelho (2008), Loucura e ideologia em dois romances dos anos 1970 (2014) e Questões abertas sobre O Alienista, de Machado de Assis (2020). Desde 2021, colabora com a coluna “UNIFAL-MG Indica” do Jornal UNIFAL-MG e atualmente assina, no mesmo jornal, essa coluna exclusiva semanal sobre produções literárias. “Montra” significa vitrine ou espaço onde artigos ficam em exposição.


(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal UNIFAL-MG são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do Jornal UNIFAL-MG e nem posições institucionais da Universidade Federal de Alfenas).