“Utilização do Eugenol e fenóis correlatos em síntese orgânica: relato de experiência na geração de diversidade molecular e novas substâncias bioativas” – Danielle Ferreira Dias et al.

Acaba de ser lançado, pela Editora E-papers, o terceiro volume da coletânea que busca descrever o estado da arte em síntese orgânica no Brasil, denominado “Química Orgânica Sintética – Brasil 2022 – volume – 3”. O projeto surgiu de reuniões da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química, em 2020 e a obra foi lançada durante o 18th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS), realizado em outubro passado na cidade de Tiradentes-MG.

Entre os autores estão a profa. Danielle Ferreira Dias, docente do Instituto de Química e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG; o prof. Diogo Teixeira Carvalho, docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF); e o prof. Thiago Belarmino de Souza, docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que realizou seu pós-doutorado no PPGQ da UNIFAL-MG entre 2014 e 2016.

Os autores da UNIFAL-MG assinam o vigésimo capítulo do livro denominado “Utilização do Eugenol e fenóis correlatos em síntese orgânica: relato de experiência na geração de diversidade molecular e novas substâncias bioativas”. O capítulo contou com a contribuição de diversos projetos realizados na Universidade e que utilizaram o Eugenol e seus análogos na busca por novas substâncias bioativas.

Dividido em 60 capítulos, sendo cada um deles o reflexo de resultados obtidos por grupos de pesquisa envolvidos com diversas vertentes da síntese orgânica ao redor do Brasil, o conteúdo foi ricamente ilustrado e referenciado, trazendo esquemas e figuras coloridas que permitem a melhor compreensão de seu conteúdo.

Na imagem estão, da esquerda para a direita, os professores envolvidos na escrita do vigésimo capítulo do livro: Danielle Dias, Diogo Carvalho e Thiago de Souza. (Foto: arquivo pessoal)

Em 702 páginas, o leitor se depara com diversos temas, como a obtenção de compostos bioativos com finalidades químico-medicinais, a síntese total de produtos naturais, os métodos de síntese mediados por enzimas e micro-organismos e a proposição de metodologias que atendam às demandas de sustentabilidade.

O livro pode interessar a discentes de graduação, de pós-graduação, professores e pesquisadores que estudem, trabalhem ou tenham interesse em síntese orgânica, modificação molecular de produtos naturais e química medicinal.

Para obter a versão digital e gratuita deste e dos demais volumes, acesse o site da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química: http://www.sbq.org.br/organica/pagina/quimica-organica-sintetica-brasil-livro

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG