Vagas remanescentes 2023/1

A UNIFAL-MG divulgou edital para o preenchimento de vagas remanescentes no primeiro semestre de 2023, para os cursos de graduação em Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Sociais – Bacharelado, Ciências Sociais – Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Física – Licenciatura, Fisioterapia, Geografia – Bacharelado, Geografia – Licenciatura, História – Licenciatura, Letras – Línguas Estrangeiras, Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, M atemática – Licenciatura, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia – Licenciatura, Química – Bacharelado, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Nas modalidades de Remanejamento Interno entre Turnos; Reingresso; Rematrícula; Transferência Externa; Aproveitamento de Lista de Espera do SISU/UNIFAL-MG; Programas Específicos; Obtenção de novo título; e Remanejamento Interno entre Cursos.

Sobre as modalidades

Remanejamento Interno entre Turnos → mudança de turno, desde que mantidos o curso, a modalidade, o grau e a habilitação.

Reingresso → oportunidade do(a) graduado(a) formado(a) na UNIFAL-MG retornar para a complementação de outro grau (Bacharelado/ Licenciatura), habilitação ou ênfase do mesmo curso ou 2º ciclo dos Bacharelados Interdisciplinares sem a necessidade de novo processo seletivo Sisu, desde que sua solicitação seja feita até quatro semestres letivos subsequentes à sua colação de grau no curso anterior, ou seja: 2021/1, 2021/2, 2022/1 e 2022/2.

Rematrícula → destinada aos discentes que tiveram a matrícula cancelada por não renovação no prazo previsto no Calendário Acadêmico ou por terem cancelado por iniciativa própria. Podem concorrer as vagas os(as) discentes que tenham até quatro semestres letivos de desligamento.

Transferência Externa → destinada ao candidato ou candidata regularmente matriculados(as) em curso superior de graduação de outra instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Exige-se nota do Enem dos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022.

Aproveitamento da lista de espera → destinada a candidato e candidata classificado(a) na lista de espera da UNIFAL-MG que não foi convocado(a) para matrícula dos editais para ingresso em 2021/2 e 2022/1 e que não esteja matriculado(a) em curso de graduação da UNIFAL-MG.

Programas específicos → é a modalidade destinada aos candidatos e candidatas pertencentes a programas mantidos pela UNIFAL-MG, que preencham os seguintes requisitos: a) concluído o Ensino Médio; b) participado do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2021 ou 2022; c) participado do Curso Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG no ano de 2021 ou 2022, registrado pela Pró-Reitoria de Extensão, ofertados nos Campi de Alfenas, Poços de Caldas ou Varginha.

Obtenção de Novo Título ou Segunda Graduação → destinada a candidatos(as) que já tenham concluído curso superior de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação. A seleção é realizada pela média das notas das disciplinas cursadas na graduação.

Remanejamento Interno entre Cursos → é um procedimento facultado ao discente regularmente matriculado na UNIFAL-MG para transferir-se, por meio de processo seletivo, de um curso para outro da própria instituição. Considera-se a média aritmética entre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida pelo(a) candidato(a) quando de seu ingresso na UNIFAL-MG, o Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) dos períodos por ele(a) cursado e a carga horária cursada com aprovação.

Sobre as inscrições 

O candidato ou candidata interessado(a) em participar da seleção, deverá informar, no ato da inscrição, o curso e a modalidade para os quais pretende concorrer (observar o item 1 DAS VAGAS e o item 5 DOS REQUISITOS). Além de preencher a inscrição com os seguintes campos: CPF, Nome Completo, Instituição de Origem, E-mail, Telefone e Ano do ENEM (para modalidade Transferência Externa; Aproveitamento de Lista de Espera do SISU/UNIFAL-MG; Programas Específicos). O(A) candidato(a) a modalidade de Obtenção de Novo Título deverá informar também a média das notas no curso de graduação, calculada conforme a fórmula do item 6.2 do edital. 

As inscrições possuem uma taxa de R$ 50,00 e ficarão disponíveis até 24/02/2023, exclusivamente pela internet, no link: http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php

Para mais informações, acesse o Edital 11/2023 disponível na página da Diretoria de Processos Seletivos – DIPS.