Representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Alfenas visitam a Farmácia Universitária da UNIFAL-MG; encontro intensifica parceria consolidada em prol do atendimento farmacêutico de qualidade à população

Na última sexta-feira (10/2), a Farmácia Universitária (FarUni) da UNIFAL-MG recebeu a visita de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas. Na oportunidade, foram apresentados os serviços de assistência farmacêutica ofertados à comunidade, reafirmando as parcerias para este ano, assim como os dados sobre 2022, quando se produziram 1.931 produtos manipulados para a Secretaria Municipal. 

Participaram da reunião Tulio de Lima, novo secretário de Saúde de Alfenas, e Camila Campos Dutra, nova coordenadora de Assistência Farmacêutica de Alfenas, acompanhados do professor Tiago Marques dos Reis, chefe da FarUni, e da professora Luciene Alves Moreira Marques, membro da Comissão Técnico-Científica da FarUni.

“Receber a visita do secretário municipal de Saúde e da coordenadora de Assistência Farmacêutica de Alfenas foi, para nós, motivo de felicidade e reconhecimento do trabalho que temos realizado. A parceria firmada entre a FarUni, por meio da UNIFAL-MG, com a Assistência Farmacêutica do Município, tem proporcionado benefícios expressivos para a comunidade, na medida em que os serviços oferecidos favorecem o uso racional dos medicamentos, bem como a prevenção e a resolução de problemas na farmacoterapia”, disse o Prof. Tiago Marques. 

Como expôs o professor, a colaboração também tem beneficiado a gestão da Saúde em Alfenas, pela possibilidade de a UNIFAL-MG garantir uma oportunidade a mais para o acesso aos medicamentos e a profissionais de saúde qualificados, bem como contribuído para a comunidade acadêmica, por gerar demandas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

“Esse compromisso nos garante vigor para continuar servindo à comunidade serviços farmacêuticos de qualidade, e possibilita planejarmos propostas para a ampliação desses serviços, visando ao atendimento das necessidades em saúde da população usuária do SUS em Alfenas. Aproveitando, deixo registrada a nossa gratidão pelos esforços dos nossos parceiros, os quais têm permitido à FarUni estar viva e eficientemente atuante”, completou o Prof. Tiago Marques. 

Em 2022, a FarUni atendeu 972 prescrições de fitoterápicos, sendo manipuladas cápsulas de passiflora, melissa, espinheira santa e cimicífuga. Ao longo do ano, foram dispensados medicamentos essenciais para 3.368 pacientes. No total, somam-se 564 atendimentos em consultório farmacêutico.

A FarUni desenvolve serviços técnico-gerenciais e clínico-assistenciais voltados ao acesso e à promoção do uso racional de medicamentos, tendo como público-alvo a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e a população da microrregião de Alfenas-MG.

Saiba mais: https://www.unifal-mg.edu.br/faruni/