UNIFAL-MG figura em ranking que mede impacto acadêmico na web; a Universidade foi elencada na 14º posição entre as instituições públicas e privadas de Minas com mais presença na internet

A UNIFAL-MG foi elencada na edição 2023 do Webometrics Ranking of World Universities, levantamento que avalia o impacto da presença na web das instituições de ensino superior de mais de 200 países. Entre as 1.292 instituições do Brasil avaliadas, tanto públicas quanto privadas, a Universidade foi classificada na 115ª posição, aparecendo no 14º lugar entre as instituições de Minas Gerais. Na América Latina, a UNIFAL-MG ocupa a 280ª posição entre 3.916 participantes. 

Produzido desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), a maior instituição pública de fomento à pesquisa da Espanha, o ranking envolve 31 mil instituições de ensino superior. De acordo com informações do grupo, o objetivo do levantamento é incentivar universidades e acadêmicos a buscar presença na web de forma a refletir suas atividades e sua produção.

“Se o desempenho web de uma instituição estiver abaixo do esperado de acordo com sua excelência acadêmica, as autoridades universitárias devem reconsiderar sua política de web, acesso aberto e transparência, promovendo aumentos substanciais do volume e da qualidade de suas publicações eletrônicas”, descreve a coordenação no portal onde disponibiliza o resultado

Entre as universidades mundiais, a UNIFAL-MG aparece na posição 3.709. O ranking também filtra a posição conforme o agrupamento de países. No grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Universidade ocupa o 815º lugar dentre 10.458 instituições.

A metodologia aplicada na avaliação não considera os sites das instituições, levando em conta na classificação somente os indicadores de métrica web ou de métrica bibliográfica. Os critérios que compõem o Ranking Web of Universities são:

  • Visibilidade: que diz respeito ao impacto dos conteúdos publicados pelas instituições na web – peso 50% na pontuação;
  • Transparência: que corresponde ao número de citações de pesquisadores – peso 10% na pontuação;
  • Excelência: que se refere ao número de artigos entre os 10% mais citados em cada uma das 27 disciplinas consideradas em um período de cinco anos – peso 40% na pontuação.

Confira o Ranking Web of Universities 2023.