Podcast “Saúde em Pauta: esclarecendo sobre a epilepsia” – Por Edvaldo Cardoso

A epilepsia é uma condição médica que gera um mau funcionamento do cérebro, por um determinado período de tempo, causada pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios.

Mesmo sendo bastante conhecida, atualmente, a doença ainda é fonte de diversos estigmas sociais. O neurocirurgião e docente da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, Prof. Edvaldo Cardoso, marcou presença no podcast desta semana e esclareceu sobre a doença.

De acordo com o professor, a epilepsia acontece em todas as idades e chama atenção quando acontece logo após o nascimento, a terceira idade e depois dos 60 anos. “Nessa fase, muitas vezes, ela está associada a lesões cerebrais”, explicou. “Já na juventude, até os 22 anos, ela pode não estar associada a uma lesão cerebral, propriamente dita, e ser apenas um problema de funcionamento do próprio cérebro”, indicou o especialista.

Na oportunidade, o docente ressaltou que há tratamento para a epilepsia. “Um bom médico pode ajudar bastante neste tratamento, definindo qual o melhor remédio e a melhor forma de cuidar desta pessoa”, frisou.

podcast é veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM. A Rádio Federal FM é mantida pela Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas-MG (Facepe) e pode ser ouvida na frequência 101,1 FM e pelo site www.radiofederalfm.com.br.

Confira outros no Jornal da UNIFAL-MG: https://bit.ly/jornal-unifal-mg 

Acesse o vídeo com tradução em libras:

Ouça o podcast no Spotify:

Ouça no Anchor: