UNIFAL-MG gradua novos profissionais de cursos de Bacharelado do campus Varginha; cerimônia reúne professores, familiares e amigos dos formandos

Formandos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, do campus Varginha da UNIFAL-MG, se graduaram na última quinta-feira, 30/03. A cerimônia foi realizada às 19h, no Theatro Capitólio de Varginha. Ao todo, foram 65 profissionais formados pela Instituição.

A solenidade, conduzida pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos. Além do vice-reitor, compuseram a mesa solene os docentes: Paulo Roberto Rodrigues de Souza, Letícia Lima Milani Rodrigues, Vinícius de Souza Moreira, Dimitri Augusto da Cunha Toledo, Leandro Ferreira, Bruno Aidar Costa, Cláudio Roberto Caríssimo, Maria Aparecida Curi e Débora Juliene Pereira Lima.

A bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia Ranyelle Aparecida Silva recebendo o capelo das mãos do vice-reitor. (Foto: arquivo/Dicom)

Na oportunidade, o formando do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Fábio Moura Melo Filho, proferiu o juramento solene, acompanhado dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.

Após o juramento, o vice-reitor da Universidade conferiu os graus de bacharel e bacharelas aos estudantes presentes na cerimônia. Em seguida, a bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia Ranyelle Aparecida Silva recebeu o capelo das mãos do vice-reitor e os estudantes receberam os certificados entregues pelos paraninfos e coordenadores.

André Luís de Carvalho, formando orador da turma. (Foto: arquivo/Dicom)

Na cerimônia, os estudantes homenagearam os padrinhos de cada curso. A bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia Maria Laura Salvarani Sartorelli entregou homenagem ao paraninfo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Prof. Vinícius de Souza Moreira; a bacharela em Ciências Contábeis Gabriella Cantuária Teixeira de Oliveira homenageou a paraninfa Maria Aparecida Curi; a bacharela em Ciências Econômicas Rebeka Camondá Pereira entregou homenagem à Profa. Débora Juliene Pereira Lima; e a bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia Fabiana Vitor Dias homenageou a servidora Jussara de Lima.

Para a realização do discurso aos colegas, foi convidado o bacharel em Ciências Contábeis André Luís de Carvalho. “Nos despedimos hoje desta instituição, com a certeza que estamos saindo pessoas melhores do que quando entramos, e que levamos em nossos corações todos momentos vivenciados na UNIFAL-MG, e também com o sentimento que essas portas sempre estarão abertas para se caso decidirmos voltar como alunos ou quem sabe como professores, para disseminar o que nos foi passado”, salientou.

Prof. Vinícius de Souza Moreira, paraninfo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. (Foto: arquivo/Dicom)

Na oportunidade, o paraninfo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Prof. Vinícius de Souza Moreira, prestou sua homenagem aos profissionais graduados. “Que vocês levem o que aprenderam na sala de aula para tentar mitigar os mais variados e inúmeros problemas que irão encontrar na sociedade: problemas sociais, econômicos e culturais. Que vocês tenham essa responsabilidade de dar o retorno à sociedade pelo investimento e pela oportunidade que foi dada a vocês em se formar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, aconselhou o docente. “Usem a Ciência e a Economia para levar o que vocês têm de melhor e mudar a sociedade rumo a um mundo mais próspero, mais amigo e mais solidário”, completou.

Vice-reitor da UNFIAL-MG, Prof. Alessandro Costa Pereira. (Foto: arquivo/Dicom)

Os professores Maria Aparecida Curi, Letícia Rodrigues, Paulo Roberto de Souza e Alessandro Costa Pereira também realizaram pronunciamentos. “É com muita alegria que os recebemos para esta sessão solene de colação de grau. A partir de hoje vocês concluem um trecho da caminhada de vocês que envolveu a UNIFAL-MG. A caminhada, agora, seguirá com os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação e mais, com os conhecimentos vividos durante a estada de vocês nesta casa de ensino superior”, afirmou o vice-reitor, Prof. Alessandro Costa Pereira. “Nós os graduamos hoje e os preparamos para que vocês transformem a sociedade brasileira, como juraram esta noite. Que se torne uma sociedade justa, livre e solidária”, finalizou.

Fotos: Arquivo/Dicom