“Pesquisa e Ensino de História: uma perspectiva de divulgação histórica em sala de aula” – Marta Gouveia de Oliveira Rovai (Org.)

Como fazer com que o conhecimento acadêmico ultrapasse o ambiente universitário? A coletânea “Pesquisa e Ensino de História: uma perspectiva de divulgação histórica em sala de aula”, organizada pela Profa. Marta Gouveia de Oliveira Rovai, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, apresenta alternativas para resolver essa problemática. Os cinco volumes, comprometidos com os procedimentos da História Pública, englobam novas perspectivas para a veiculação do conhecimento histórico na esfera escolar. O evento de lançamento da coletânea aconteceu dia 31/3, às 19h, na sede da Universidade, em Alfenas.

Marta Rovai é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e organizadora da coletânea “Pesquisa e ensino de história: uma perspectiva de divulgação histórica em sala de aula”. (Foto: arquivo Pessoal)

“As aulas de História, construídas em parcerias, catalisam a conexão do universo acadêmico com a cultura escolar e com a formação/profissão docente”, ressaltou Juniele Rabêlo de Almeida, professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), ao comentar as propostas apresentadas nos livros. A coletânea divide-se de modo que, em cada volume, articulados às práticas de ensino, são abordados temas específicos e pertinentes à sociedade.

O primeiro volume, “Patrimônio e Memória no ensino de História”, organizado por Luciana Menezes de Carvalho, museóloga da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e pelo Prof. Walter Lowande, do ICHL,  UNIFAL-MG, discute e apresenta temáticas que, embora situadas no passado, ainda centralizam embates atuais. O direito à Memória é a peça-chave, responsável por estruturar e articular os capítulos e suas principais ideias. Assim como pontuou Viviane Trindade Borges, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), “o livro cumpre a função instigante e desafiadora de transformar pesquisas em vetores para a problematização de demandas sociais, agindo diretamente nas práticas cotidianas de atuação do docente-historiador”. 

O segundo volume, “Histórias da escravidão e do pós-abolição no ensino de História”, organizado pelos docentes Lívia Nascimento Monteiro, Mário Danieli Neto e Marta Gouveia de Oliveira Rovai, do ICHL, UNIFAL-MG, por sua vez, associa, a partir de uma escala de observação reduzida aos níveis locais, manifestações culturais próprias da região sul-mineira às temáticas apresentadas no título de obra. A partir da leitura de cada capítulo, percebe-se como a escravidão e o pós-abolição, geralmente desassociados dos contextos sociais, desenvolveram-se e, em alguns casos, ainda se fazem presentes em expressões socioculturais típicas dos municípios estudados. A obra nos impulsiona a observar com novos olhos a espacialidade que nos cerca. 

O livro “História das Mulheres e ensino de História”, terceira obra da coletânea, foi organizado pelos pesquisadores Luiz Antonio Sabeh e Marta Gouveia de Oliveira Rovai, ambos professores do Departamento de História da Universidade Federal de Alfenas. No decorrer dos capítulos, além de conceitos e perguntas norteadoras na construção de um conhecimento que valorize e reconheça as mulheres como sujeitos históricos ativos nos mais diversos contextos, são apresentados debates e sugestões de atividades envolvendo produções culturais, relações étnico-raciais, movimentos sociais, políticos e discussões de gênero. Em toda a obra, as aulas de história são vistas como ambientes de aprendizagem coletiva.

O quarto volume da coletânea, “História das Ditaduras no ensino da História”, além da Profa. Marta Rovai, contou com a organização de Marcelo Hornos Steffens, também membro do ICHL e professor da UNIFAL-MG. De acordo com Miriam Hermeto, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as reflexões apresentadas no livro “enfrentam a necessidade de nomear alguns dos passados contemporâneos brasileiros mais difíceis – as duas ditaduras do século XX – a partir de temáticas tão necessárias quanto a questão LGBTQIA+, o silêncio sobre a epidemia de meningite, os fascismos brasileiros ou a violência contra os povos indígenas”, e, ainda, “encaram a urgência de discutirmos estratégias para formar sujeitos competentes para construir sentidos para a experiência humana no tempo”. 

Por fim, o quinto e último volume, “História da América e ensino de História”, construído sob a organização de Raphael Nunes Nicoletti Sebrian, professor do Departamento de História da UNIFAL-MG, busca, a partir de um novo olhar, percorrer os caminhos e trajetórias do ensino da História das Américas nos níveis básico e superior. “O livro História da América e ensino de história: reflexões e propostas é um convite a repensar as nossas práticas. O volume reúne textos de jovens e talentosos pesquisadores e representa uma importante e propositiva iniciativa para colocar em debate a forma como ensinamos a história das Américas”, ressaltou Samantha Quadrat, professora de História da América Contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para adquirir as obras, acesse: https://www.editoracancioneiro.com.br/

Abaixo, encontram-se os capítulos e os respectivos autores de cada volume.

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Patrimônio e Memória no ensino de História:

  • Apresentação da Coleção – Marta Gouveia de Oliveira Rovai;
  • Apresentação do Livro – Por que falar em patrimônio e memória no ensino de História? – Luciana Menezes de Carvalho, Walter Francisco Figueiredo Lowande;
  • Patrimônio ferroviário e industrial no Sul de Minas Gerais: a relação de trabalhadores/as na construção das identidades e modos de vida regionais – Saulo Ruan de Andrade;
  • Questão agrária brasileira e a luta em Campo do Meio, MG: o campesinato e a memória de luta pela terra – Rodolpho Ferreira Borges;
  • Memórias e patrimônios em conflito: narrativas de atingidos sobre a construção da hidrelétrica de Furnas, MG (1960) – Fernanda Eugênia Martins Azevedo, Luana de Faria Trevisan;
  • Nosso patrimônio emocional: o tombamento da Ponte das Amoras em Alfenas, MG – Jaíne Diniz Correia;
  • Ossos do ofício: o cemitério de Alfenas como fonte para o ensino de História – Bianca Amaral Batista, Carla Vieira Siqueira, Gabriela Araújo de Ávila;
  • Os maracatus em sala de aula: conhecendo um patrimônio cosmológico – Camila Silva Bueno;
  • Folia de Reis em Carmo do Rio Claro, MG: um patrimônio cultural mineiro que resiste – Valderez Santos;
  • Diário Virtual Memórias da Pandemia: uma sugestão didática com narrativas no contexto da pandemia de Covid-19 (2020/21) – Evelyn Soares;
  • Memórias do Movimento Gay de Alfenas (MGA): proposta de ensino de história local LGBTQIA+ para a sala de aula – Luiz Mauro de Paiva Santos.

Histórias da Escravidão e do pós-abolição no ensino de História: 

  •  Apresentação da coleção – Marta Gouveia de Oliveira Rovai;
  •  Apresentação do Livro: Porque falar de histórias da escravidão e do pós-abolição no ensino de História? – Lívia Nascimento Monteiro e Mário Danieli Neto;
  •  As relações sociais e a formação das famílias escravas em Alfenas–MG (1819 –1836): uma proposta para o uso dos registros de batismo na sala de aula – Carolina Messias Cação;
  •  Estudo da escravidão em Alfenas–MG na primeira metade do século XIX: registros paroquiais de batismo – Diego Armando da Silva;
  •  Impactos da Lei do Ventre Livre (1871) em Poço Fundo, MG: uso de fontes jurídicas e paroquiais para o ensino de História – Maria Fernanda de Lima Silva;
  •  Entre a possibilidade e a exceção: a história de Gabriel, um forro na escola sul-mineira – Vanessa Souza Batista;
  •  O movimento abolicionista no Brasil do século XIX: uma proposta na sala de aula – Gisely Rodrigues Serrano;
  •  O abolicionismo no Brasil: análise de charges da Revista Ilustrada (1880–1884) – Rafaela Neves Meireles;
  •  O racismo na representatividade da pessoa negra em museus de cidades interioranas: um estudo de caso de Paraguaçu, MG – Josiane de Fátima Lourenço;
  •  “Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, Axé!”: as Comunidades Eclesiais de Base e o movimento negro no sul de Minas Gerais – Caroline Aparecida Ferreira;
  •  Território de linguagens: contribuições orais afro-diaspóricas no Brasil – Victória Larissa Ribeiro dos Santos.

 História das Mulheres e ensino de História:

  • Apresentação da Coleção – Marta Gouveia de Oliveira Rovai;
  • Apresentação do Livro:  Por que falar de História das mulheres no ensino de História? – Marta Gouveia de Oliveira Rovai e Luiz Antonio Sabeh;
  • Da mulher submissa à guerreira: a representação binária do feminino na série Vikings (2013) –  Laís Navarro da Cunha, Mauro de Melo Junior;
  •  Os mil dias de Ana Bolena (1533–36): representações da rainha na série The Tudors (2006–07) – Suellen Almeida Mattos;
  • Representações das mulheres no Renascimento europeu: a ótica do artista Rafael de Sanzio (XVI) – Jessica Tamires Andrade Sabino, Júlia Helena Pereira;
  • O feminino sob a vigilância inquisitorial no século XVI – uma simulação do caso de Grácia de Freitas na sala de aula – Bruna Auad Moreira Seixas;
  • Mulheres cristãs-novas na colônia: o elo cultural entre os judaísmos (im)possíveis – Bruna Sousa Diniz;
  •  As mulheres na Primeira República (1889–1930): uma história por meio da literatura feminina – Isis Bueno de Jesus;
  • Feminismo negro no Brasil: narrativas e vivências das mulheres negras no século XX – Drielly Bezerra Café;
  • Produções de gênero: a produção feminina de café e a produção de café feminino em Poço Fundo, MG – Fabrício de Oliveira Ferreira, Guilherme Oliveira de Paula;
  • Tecendo uma conversa, experimentando a música: o rap feminista denunciando a violência contra a mulher em sala de aula – João Pedro Ribeiro de Oliveira (in memoriam);
  • Mulheres trans e travestis: entre a representação e a experiência de vida – José Luiz Alves Neto.

História das Ditaduras no ensino de História:

    • Apresentação da coleção – Marta Gouveia de Oliveira Rovai
    • Apresentação do livro: Por que falar de Ditaduras no Ensino de História? – Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Marcelo Hornos Steffens;
    • As charges de Belmonte e o autoritarismo no governo de Getúlio Vargas (1930–45) – Levi Augusto de Moraes;
    • Os Anauê na trilha dos UAI: a Ação Integralista Brasileira nas páginas do jornal A Razão, de Pouso Alegre, MG (1936–1937) – Marcio Tiago Rodrigues de Oliveira;
    •  Da decifragem da máquina Enigma à prisão por indecência: uma sequência didática sobre Alan Turing (1939 – 1954) – Amanda Cristina Sandi;
    • Disputa de narrativas: a construção do conhecimento histórico por meio do papel do indígena na Ditadura Civil–Militar (1964–84) – Amanda Silva;
    • A Lei nº 5692/71 na ditadura civil-militar brasileira: entre normatizações e práticas escolares – Aliny Silva Baião, Milene Nascimento de Oliveira;
    • Nós mulheres: lutas feministas na ditadura civil-militar brasileira pelas páginas do periódico (1976–78) – Andressa Silva;
    • Trajetórias do movimento LGBTQIA+: repressão e resistência na ditadura civil-militar brasileira (1978–81) – Gabriel Donizetti Ferreira Simionato, João Otávio Brasileiro Martins;
    • O futebol tabela com a política: futebol e as “Diretas Já” nos editoriais da revista Placar (1982–1984) – André Luis Domingos, Marcelo Polo;
    •  A censura às notícias sobre a epidemia de meningite durante a ditadura civil-militar brasileira nos anos 1970 – Gabriel Pereira Nascimento;
    • Violência revolucionária: a luta armada e a resistência contra a ditadura militar brasileira durante os anos de 1968 e 1969 – Lincoln Felipe Salomon Costa.

História da América e ensino de História:

  • Apresentação da Coleção – Marta Gouveia de Oliveira Rovai;
  • Apresentação do Livro: Por que falar de História da América no ensino de História? – Raphael Nunes Nicoletti Sebrian;
  • O capitalismo veste capa: a “excepcionalidade” estadunidense nas histórias e quadrinhos do Superman (1942) – Alexandre Borges Mesquita;
  • O conceito de fronteira e a história da América Colonial – Cinde Aparecida da Costa Pereira e Saymon da Silva Siqueira;
  • Ensino de História e a Ditadura civil-militar argentina: uma leitura do filme Das Lied in Mir (“A canção em mim”/ “O dia em que eu não nasci”) – Cristal Guerra Donatti;
  • Conhecendo o movimento feminista argentino dos anos 1970 – Emanuella da Silva Amaral;
  • As lutas e a construção da esquerda latino-amerciana no século XX: o caso argentino – Évelin Caroline de Almeida;
  • O nazismo em cartaz(es): propaganda de guerra dos EUA (1941–1945) – Geovana Alves de Souza Martins;
  • O levante zapatista de 1994: a História como instrumento da luta política – Gustavo Felipe Costa e Silva;
  • O anticomunismo na América Latina: entre o passado e o presente – Karen Alexandra de Santana;
  • Da história dos EUA de fins do século XIX às notícias sufragistas para jovens do século XXI – Marília Rocha Lopes da Silva;
  • As relações sul-americanas durante a Guerra das Malvinas (1982) – Otávio Augusto de Carvalho Massaro;
  • Wilderness e o mito da fronteira na História dos Estados Unidos da América – William Silva de Vasconcellos.