Integrantes da Liga Acadêmica de Ciências Forenses e do Laboratório de Antropologia Física e Forense representam a UNIFAL-MG em conferência internacional de Ciências Forenses

Discentes, orientadores, coordenadores e integrantes do Laboratório de Antropologia Física e Forense (LAFF) e da Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor) da UNIFAL-MG representaram a Universidade na Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics 2023), realizado em Brasília-DF, durante os dias 28 a 31 de agosto de 2023. Na oportunidade, o grupo da UNIFAL-MG apresentou trabalhos das atividades desenvolvidas na Instituição.

Foram apresentados seis trabalhos desenvolvidos por discentes sob orientação de seus coordenadores/orientadores no formato de pôsteres. Conforme a professora Alessandra Esteves, coordenadora do LACFor, o evento proporcionou aos discentes e docentes troca de experiências e networking dos membros tanto da LACFor como do LAFF com peritos criminais da esfera estadual e federal, peritos judiciais e cientistas forenses.

Visita técnica ao Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e na Divisão Nacional de Difusão de Ciências Forenses. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Participar de um evento desta magnitude e ainda acompanhada dos meus orientados e do vice-coordenador da LACFor e da LAOL ( Liga Acadêmica de Odontologia Legal), o professor Wagner Costa Rossi Junior, tornou o evento único, possibilitou contatos, troca de conhecimentos e acima de tudo percebemos que, hoje a Liga Acadêmica de Ciências Forenses da UNIFAL-MG está entre uma das maiores ligas desta área do Brasil”, compartilhou.

Além da participação no evento, os discentes e docentes ainda tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica, acompanhados por um perito criminal, no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (INC-PF), o que permitiu aos membros conhecer a infraestrutura e o trabalho desenvolvido por peritos criminais federais em alguns laboratórios forenses da instituição.

A InterForensics é um dos maiores eventos de Ciências Forenses do mundo e o maior da América Latina, levando a chancela e a expertise da Fundação Justiça pela Ciência, responsável por organizar o evento.

Confira a relação de trabalhos apresentados durante a conferência:

1. CSI Mirim: Despertando o perito criminal do futuro
    Autores: Thayla Eugênia da Silva Tomé (Biomedicina), Luís Felipe Marques Lima (Farmácia), Maria Clara Bueno (Farmácia), Gabriella Souza Nunes (Farmácia), Wagner Costa Rossi Junior (DAnat/ICB) e Alessandra Esteves (DAnat/ICB)
  2. Participação da LACFor UNIFAL-MG no evento UNIFAL-MG pra Você na divulgação da Ciência Forense para estudantes de escolas públicas e privadas da região
    Autores: Isabella Bastos Reis (Biomedicina), Alessandra Esteves (DAnat/ICB), Thalita Coutinho de Souza Cruz (Biomedicina), Thayla Eugênia da Silva Tomé (Biomedicina), Wagner Costa Rossi Junior (DAnat/ICB), Geraldo José Rodrigues Liska (Dips/UNIFAL-MG)
  3. O reflexo das mídias sociais na divulgação das Ciências Forenses: projeto desenvolvido pela LACFor UNIFAL-MG
    Autores: Thalita Coutinho de Souza Cruz (Biomedicina), Ana Carolina Marioto Santos (Farmácia), Isis Giovanna de Oliveira (Biomedicina), Tamara Luiza Cabral (Odontologia), Alessandra Esteves (DAnat/ICB), Wagner Costa Rossi Junior (DAnat/ICB)
  4. Implantação do LAFF e o impacto na formação acadêmica e produção científica em Antropologia Física e Forense no Sul de Minas Gerais
    Autores: Rebeca Vitória Gaspar Monteiro (Ciências Biológicas), Thayla Eugênia da Silva Tomé (Biomedicina), Isabella Bastos Reis (Biomedicina), Ana Luiza Dias Leite de Andrade (DAnat/ICB), Alessandra Esteves (DAnat/ICB), Wagner Costa Rossi Junior (DAnat/ICB)
  5. Como elaborar modelos didáticos de lesões perfurocontundente e perfurocortante com materiais práticos e acessíveis para simulação de cena de crime
    Autores: Rafaela Rosa Feiten Caliari Alves (Farmácia); Giulia Dias Miguel (Biomedicina); Thalita Coutinho de Souza Cruz (Biomedicina); Wagner Costa Rossi Junior (DAnat/ICB) e Alessandra Esteves (DAnat/ICB)
  6. Impacto de uma Liga Acadêmica em Ciência Forense na formação de alunos de graduação: relato de experiência