Receita Federal e UNIFAL-MG destinam minicomputadores para prefeituras do Sul de Minas

Equipamentos são reconfigurados de TV boxes apreendidas e beneficiam estudantes de escolas públicas de 23 cidades da região

A Receita Federal em parceria com a UNIFAL-MG destinou 200 minicomputadores para 13 prefeituras do Sul de Minas para serem utilizados na educação pública. Os equipamentos foram transformados pela Universidade a partir de TV boxes irregulares apreendidas, em contexto com o Projeto Além do Horizonte, do Programa Receita Cidadão, da Receita Federal. A entrega ocorreu no dia 22 de setembro, na sede da Agência da Receita Federal em Alfenas.

Nesta etapa do projeto, as prefeituras beneficiadas foram Alfenas, Alterosa, Areado, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Divisa Nova, Fama, Machado, Paraguaçu, Poço Fundo e Serrania.  A iniciativa não é a primeira parceria com a Receita Federal na descaracterização das TV boxes. Em maio deste ano, foram destinados 200 computadores para as cidades de Albertina, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas. 

Luiz Eduardo da Silva apresentou o projeto Lavem de ensino de música. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)
O delegado da Receita Federal, Eduardo Antônio Costa, apresentou os ganhos sociais das parcerias com universidades. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Os minicomputadores doados foram reconfigurados por professores, técnicos e estudantes do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG. O docente  Luiz Eduardo da Silva esteve à frente da ação e reforçou a importância da parceria.  “Nós da UNIFAL-MG fomos convidados a propor algum projeto de descaracterização desses aparelhos, que antes eram destruídos, para serem usados pela sociedade. Dispositivos caros que seriam descartados, através desses projetos, podem ter uma destinação social e sustentável, o que é muito bom para toda sociedade”, explicou.

No evento, o professor Luiz Eduardo apresentou o projeto “Laboratório virtual para o ensino de música (Lavem)”,  que visa a criação de ferramentas para ensino de teoria musical utilizando computadores reconfigurados a partir de tv box apreendidas. A iniciativa foi aprovada em workshop nacional realizado pela Receita Federal. “A proposta é colocar nesses aparelhos um conteúdo didático, com videoaulas e exercícios, para ensinar alguns fundamentos musicais”, completou. 

O projeto “TV Box como ferramenta de ascensão social: o ensino de programação como estratégia de mudança”, coordenado pelo professor Leonardo Henrique Soares Damasceno, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), do Campus Poços de Caldas, também foi apresentado na cerimônia. A proposta é desenvolver kits computacionais com as TV box para ensino de programação em escolas públicas, envolvendo a possibilidade de fácil replicação, velocidade e capacitação dos professores envolvidos. 

Leonardo Damasceno, docente do ICT, propõe novos usos para os equipamentos reconfigurados à partir da TV box. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)
O chefe da Agência da Receita Federal de Alfenas, Evaldo Macedo, ressaltou a importância da parceria com a UNIFAL-MG. (foto: Ivanei Salgado/Dicom)

“A parceria com a Receita Federal é uma via de mão dupla, uma relação do tipo ganha-ganha. Ganha a Receita por dar destino mais nobre aos produtos apreendidos evitando custos econômicos e ambientais; ganha a Sociedade por ter redução de custos na disponibilização de ferramentas tecnológicas a quem mais precisa, capacitando a população para empregos de melhor colocação e ganha a UNIFAL-MG, por transferir técnicas desenvolvida dentro de seus limites cumprindo seu papel fundamental e recebendo o apoio da Receita pela disponibilização de outros bens para o funcionamento do projeto e da própria universidade”, afirmou o professor Leonardo Damasceno, na ocasião de doação de minicomputadores para cidades da região de Poços de Caldas, em maio deste ano.

A cerimônia de entrega contou com representantes de entidades parceiras do Programa Receita Cidadã e das cidades beneficiadas, entre eles do prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio, e do presidente da Câmara de Alfenas, José Carlos de Morais. Pela Receita Federal, participaram o auditor fiscal Eduardo Antônio Costa, delegado da Receita Federal em Varginha, e o analista tributário Evaldo Macedo, chefe da agência de Alfenas. Além dos coordenadores dos projetos, a UNIFAL-MG foi representada pelo vice-reitor Alessandro Costa Pereira. “Parabenizamos a Receita pelo trabalho de excelência e pela visão de buscar o retorno social dos produtos apreendidos e também aos servidores e estudantes por buscarem soluções para um problema e desenvolver ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão universitária”, ressaltou o vice-reitor.

O vice-reitor Alessandro Antonio Pereira, reforçou a importância da parceria com a Receita Federal. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O delegado da Receita Federal, auditor Eduardo Costa, apresentou as iniciativas do Programa Receita Cidadã e explicou que a transformação de TV box em computadores é uma das ações.  Pelo programa, produtos como bebidas alcoólicas, tabaco e vestuário são reaproveitados de forma sustentável, minimizando o impacto negativo no meio ambiente, e posteriormente doados para projetos sociais. 

“A Receita Federal, pensando em uma destinação sustentável para mercadorias apreendidas impróprias para o uso e o consumo, deixa de destruir e, por meio de parcerias com as Instituições de Ensino, passa a promover a transformação dessas mercadorias. Estamos economizando recursos públicos e evitando o impacto ambiental gerado pela destruição desses equipamentos, que geram lixo eletrônico”, destacou Eduardo Costa. 

A parceria entre a UNIFAL-MG e a Receita Federal foi ressaltada pelo chefe da Receita Federal em Alfenas, Evaldo Macedo. Segundo ele, os resultados da parceria contribuem para a educação das crianças cumprindo uma função social, além de evitar o desperdício de dinheiro público e danos ambientais. 

Saiba mais sobre o Programa em Receita Cidadã.

 

Com informações da Receita Federal.