Docente da UNIFAL-MG explica situação da epidemia de dengue e comenta diferenças em relação a situação da Covid-19 em Minas Gerais

No dia 06/03, o Mandu News exibiu um programa sobre o combate e prevenção da dengue juntamente com a nova situação de Covid-19 presenciada na região do sul de Minas. Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do programa do canal Terra do Mandu, de Pouso Alegreesclarecendo dúvidas e fornecendo maiores informações a respeito do assunto.

Segundo o epidemiologista, Minas Gerais, apesar de ser um estado muito populoso, apresenta praticamente metade da população do estado de São Paulo. Isso significa, explica o professor, que o estado está com o mesmo número de casos de São Paulo, porém com metade da população, confirmando, assim, um agravante na situação atual da dengue. “Temos o cenário de trezentos casos para cada cem mil habitantes, caracterizando situação de epidemia conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirmou.

“É importante, nesse contexto, enfatizar as diferenças entre os sintomas da dengue e da Covid-19. Quando se tem sintomas comuns de duas doenças, é necessário a efetividade do chamado diagnóstico diferencial que refina as divergências. No caso da Covid-19, diferenças do trato respiratório superior, que contemplam: garganta, nariz e pulmões. No caso da dengue, contempla mais o sistema circulatório, porém ambas compartilham do fator presente de febre”, completou.

Acesse o episódio completo: https://www.youtube.com/watch?v=lQN0Wn1oQwg&ab_channel=TerradoMandu

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.