Climatologista da Universidade explica, em reportagem, o aumento na sensação térmica na região do sul de Minas

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal da EPTV – 1ª edição. Na oportunidade, o docente, especialista em Climatologia, explicou o motivo da sensação térmica alta, juntamente aos números apresentados, acima da média histórica recém observadas na região sul-mineira. A matéria foi ao ar no dia 20/03.

Segundo o docente, é observado a diferença de sensação térmica pelo nível de umidade do ar na pele, e a água em contato com ela consegue informar ao corpo qual o verdadeiro nível da temperatura. “A onda de calor observada é uma manifestação de um processo de reorganização dos padrões atmosférico. As mudanças climáticas são uma realidade e, infelizmente, já observamos efeitos disso em nossa habitualidade, ao se notar essa diferença em função desses novos padrões climáticos,” esclareceu.

“Somados ao ganho de energia que a humanidade está proporcionando para a atmosfera, foi observado um El Niño muito acentuado, e essa água que ele aqueceu demais no litoral do Peru e do Equador evaporou muito mais, então, a massa de ar que se formava naquela região, agora, teve um ganho de umidade e um ganho de volume. E esses ganhos interferiram na circulação geral, como se pode observar por meio das chuvas que vinham da região amazônica. E o nosso ar frio que normalmente tendem a vir do extremo sul, e estas alterações interferem no clima habitual da região,” completou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12448673/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.