Recomposição salarial para os servidores TAES e recomposição orçamentária das Universidades são temas de reunião entre reitoria, sindicato e deputado federal Reginaldo Lopes

Para buscar apoio para a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Federal de Terceiro Grau de Alfenas (SintUnifal) e a reitoria da Universidade se reuniram com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), no dia 11 de março, em Belo Horizonte. Na reunião, o presidente do sindicato Nilson Pereira Gomes e o reitor  Sandro Amadeu Cerveira, reforçaram a importância do reajuste salarial dos servidores públicos da UNIFAL-MG.

A agenda com o deputado foi obtida pelo SintUnifal. De acordo com o presidente, a defasagem salarial chega a quase 50%. O sindicalista também pediu apoio para o aprimoramento da carreira TAE e para recomposição do orçamento das Universidades Federais.

“Foi uma reunião bastante franca na qual o presidente do SintUnifal pôde colocar as necessidades da recomposição da carreira dos técnicos administrativos, com a qual eu concordei plenamente, porque realmente é absolutamente necessária a recomposição e a  reestruturação da carreira”, destacou o reitor Sandro Cerveira.

De acordo com o reitor, o deputado se comprometeu também a defender outras pautas sindicais como a questão da insalubridade no serviço público. “Nós também reforçamos junto ao deputado Reginaldo Lopes, a necessidade premente de recomposição do orçamento das nossas Universidades, para que nós possamos cumprir a nossa missão constitucional de ensino, pesquisa e extensão, sem interrupção de serviços em virtude do déficit orçamentário”, relatou Sandro Cerveira.

Conforme os participantes da reunião, o deputado mostrou-se sensível e comprometido a continuar apoiando a luta dos servidores públicos e das Universidades. “Para fazermos uma boa universidade, nós temos que envolver toda comunidade acadêmica. Contem com a minha solidariedade. Nós resolvemos demandas dos poderes Legislativo e Judiciário, e falta agora a negociação com os funcionários do Executivo”, ressaltou do deputado.

O parlamentar também defende a recomposição do orçamento das universidades. “Foi liberado R$ 250 milhões, mas nós estamos ainda muito distantes do que precisa para manter o bom funcionamento, para expansão futura e consolidação da expansão do passado para avançarmos cada vez mais na qualidade da educação”, finalizou o deputado federal Reginaldo Lopes.