Comunidade acadêmica do campus Varginha adquire habilidades práticas e teóricas na área da Cultura Maker em capacitação promovida no NidusLab

Nos dias 14 e 15 de março, a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) e o laboratório de criação NidusLab Maker do campus Varginha promoveram a capacitação “Cultura Maker”, projetada para atender à demanda por aprendizado prático e teórico na área, devido à crescente importância das tecnologias de fabricação digital, como a impressão 3D.

Aberto a docentes, técnicos administrativos e estendendo a discentes, o curso foi ministrado por Paulo Rodrigo Pinto, t

Capacitação ofereceu suporte para que os participantes pudessem pensar e desenvolver futuros projetos e iniciativas relacionadas à inovação e empreendedorismo. (Foto: Arquivo/Agência de Inovação e Empreendedorismo)

Segundo a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação, o curso de capacitação em Cultura Maker foi concebido como uma oportunidade para aqueles que desejam se tornar makers de sucesso, abrangendo não apenas técnicas de criação e prototipagem, mas também a capacitação para o uso de impressora 3D.

“O curso de capacitação em Cultura Maker, incluindo a formação no uso de impressora 3D, foi desenvolvido com o objetivo de oferecer aos participantes uma oportunidade abrangente de adquirir habilidades práticas e teóricas na área da cultura maker”, diz.

A expectativa da capacitação, conforme ela, foi proporcionar aos participantes um conhecimento sólido em técnicas de criação, prototipagem e fabricação digital, capacitando-os para se tornarem makers de sucesso. Dessa forma, o curso ofereceu suporte para que os participantes pudessem pensar e desenvolver futuros projetos e iniciativas relacionadas à inovação e empreendedorismo.

“Com a inclusão do NidusLab Maker, os participantes são incentivados a explorar a inovação e desenvolver suas próprias ideias e projetos, contribuindo para uma Universidade mais proativa e alinhada às necessidades dos discentes”, pontua.

Além de possibilitar aos participantes adquirirem habilidades práticas para aplicar em seus próprios projetos criativos, o curso também visou promover o networking entre os participantes e facilitar a troca de ideias e experiências. “Os resultados incluem um aumento da confiança dos participantes em sua capacidade de criar e inovar”, destaca.

O espaço maker é um ambiente de trabalho compartilhado que promove a criatividade e a cooperação entre os seus usuários. A UNIFAL-MG mantém em funcionamento um laboratório em Alfenas, em Poços de Caldas e em Varginha. Dentre as atividades desenvolvidas estão eventos e oficinas para a disseminação do conhecimento.