“O Serpente Jibolino em uma Aventura na Cidade” – Julieta Moreira

Inspirada na história real de uma serpente ferida que foi acolhida no laboratório da Coleção Herpetológica da UNIFAL-MG, a bióloga Julieta Moreira, servidora técnica do laboratório e gerente de meio ambiente da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI/Proplan) da UNIFAL-MG, escreveu “O Serpente Jibolino em uma Aventura na Cidade”, um livro desenvolvido em linguagem lúdica para alcançar o público infantil.

Lançada em novembro de 2023 pela Cria Editora, a obra conta a história de Jibolino, uma serpente em situação de ameaça, que recebe ajuda de pessoas preocupadas com seu bem-estar. “Jibolino é uma serpente que estava em perigo e foi salva graças ao amor e dedicação de pessoas muito especiais”, relata a autora.

Julieta Moreira, servidora da UNIFAL-MG e autora do livro infantil apresenta a obra em registro feito na Biblioteca Central. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A autora, que se considera ambientalista, é engajada em ações de Educação Ambiental e bióloga graduada há 20 anos pela UNIFAL-MG, tendo sido da primeira turma do curso de Ciências Biológicas da Instituição. Julieta Moreira é também especialista em Educação para Sustentabilidade, mestre em Ecologia e doutoranda em Ciências Ambientais, todos pela Universidade.

Na procura por “lançar sementes” de sensibilização junto às pessoas, ela, que é mãe de Ana Lydia e Luís Miguel, e avó de Bernardo, deixa um legado de conscientização ambiental ao escrever o livro infantil, no qual usa a história da serpente para ensinar crianças e adultos sobre a importância de preservar a natureza e respeitar os animais.

O pano de fundo que contribuiu para a construção da narrativa foi a experiência vivenciada no dia a dia no laboratório em que atua, quando a serpente acolhida recebeu cuidados de estudantes treinados para a missão. Segundo Julieta Moreira, tais estudantes se tornaram personagens da obra.

“Após a recuperação do Jibo, ele passou a acompanhar equipes em trabalhos de Educação Ambiental de projetos, transmitindo às pessoas a mensagem para preservação do meio ambiente e atuando na quebra do paradigma de que as serpentes são vistas como animais agressivos e perigosos”, compartilha. “No livro, Jibolino narra a sua trajetória, fala sobre as aventuras que viveu na cidade e sobre os momentos que viveu como professor”, acrescenta.

A publicação ganhou ilustrações de Ana Vianna, egressa do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG, que foi estagiária no laboratório onde a história se passa e incluída na narrativa como a personagem Anita.

Com 28 páginas, “O Serpente Jibolino em uma Aventura na Cidade” é uma leitura para todas as idades, em especial para interessados em histórias lúdicas e no tema Educação Ambiental.

A obra pode ser adquirida no portal da editora, neste link.