Curso gratuito de Filosofia Política da UNIFAL-MG propõe debates sobre democracia, gênero e luta contra o racismo

As aulas serão realizadas aos sábados de 4 a 25 de maio, no campus Varginha

O projeto de extensão universitária “Um livro, várias lições”, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), oferece a 4ª edição do curso de Filosofia Política. As aulas serão ministradas entre os dias 4 e 25 de maio, no campus da UNIFAL-MG em Varginha. As inscrições são gratuitas e a participação garante certificado de extensão universitária. O curso é aberto à toda comunidade e não há exigência de comprovação acadêmica para participar.

As inscrições devem ser realizadas no site da UNIFAL-MG, no link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/.  É necessário fazer um cadastro e efetivar a inscrição selecionando a opção “Um livro, várias lições”.

O curso vai acontecer somente aos sábados das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30. Durante esse período serão debatidos temas amplos para oferecer formação política de forma crítica, com indicação de obras de autores de referência e possibilidade de espaço para o amplo debate dos participantes.

“Nesta quarta edição estamos trazendo trabalhos que abrangem temas fundamentais da Democracia e seus desdobramentos na vida educacional, discussão sobre gênero e racismo, além de tocar em assuntos pouco discutidos na região como a psicologia das massas e sua interferência política”, ressalta o professor Fernando Batista Pereira, coordenador do curso.

De acordo com a coordenação, as aulas do curso procuram resgatar os fundamentos da democracia nascente na Grécia antiga, fazendo sempre uma ligação com assuntos sensíveis do nosso tempo através de falas que jogam luz sobre o papel da própria universidade no ambiente político-democrático. A desigualdade de gênero e a luta contra o racismo em suas perspectivas sociológicas também estarão presentes.

A aula inaugural, como já é tradição durante o curso, será ministrada pelo reitor da Universidade, o professor Sandro Amadeu Cerveira, no dia 4 de maio, às 9h, no auditório do Campus Varginha. Participam também dessa iniciativa as professoras Elisa Zwick, Janaina de Mendonça Fernandes e Paula Gontijo Martins, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UNIFAL-MG. Completa o quadro, o jornalista Lucas Magalhães Costa, professor do CEFET-MG.

Projeção Internacional

Criado em 2019, como parte do projeto de extensão “Um livro, várias lições”, o “Curso de Filosofia Política” já recebeu mais de 800 inscrições e debateu questões referentes à democracia, política, religião, transparência, interseccionalidade, emancipação, liberdade, entre outras. A iniciativa também publicou dois livros com os conteúdos das aulas.

O segundo livro, “Curso de Filosofia Política”, foi lançado em 2023 pela Editora Dialética. A obra foi divulgada através de apresentações nas comemorações dos 40 anos da democracia na Argentina, em Buenos Aires, entre outubro e novembro do ano passado, juntamente com os resultados das três edições realizadas. Saiba mais sobre a obra no site da UNIFAL-MG. O livro está disponível para venda em: Editora Dialética

Sobre a apresentação do projeto na Argentina, acesse a matéria: Pesquisa e extensão da UNIFAL-MG marcam presença em evento alusivo aos 40 anos da democracia na Argentina

Para saber como foi a  3ª edição do projeto, acesse: UNIFAL-MG realiza terceira edição do curso de Filosofia Política no campus Varginha; ação faz parte do projeto de extensão “Um Livro, Várias Lições”

Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail: varias.licoes@unifal-mg.edu.br .

Com informações de Lucas Magalhães.