Projeto Cerveja com Ciência promove visita à cervejaria escola CervArt do IF Sul de Minas; imersão enriquece a formação de estudantes da UNIFAL-MG em temas como inovação e educação cervejeira

O projeto de extensão Cerveja com Ciência promoveu uma experiência imersiva para os estudantes dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Química da UNIFAL-MG. No dia 4 de abril, o grupo visitou a cervejaria escola CervArt, do  IF Sul de Minas – Campus Machado.

A visita foi organizada pela equipe do projeto, que é coordenado pelo professor Gabriel Gerber Hornink (Instituto de Ciências Biomédicas) e conta com a colaboração da discente bolsista Vivian Santana de Almeida, do curso de Ciências Biológicas. Na oportunidade, a equipe, junto à professora Rosymar Coutinho de Luca (Instituto de Ciências Biomédicas), e o grupo de 24 estudantes foram recebidos pelo professor Alex Uzeda de Magalhães, coordenador da CervArt, e pelo químico e mestre cervejeiro Marco Aurélio Borges, os quais apresentaram os processos de fabricação e enfatizaram a importância das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação dentro do ambiente acadêmico.

“A CervArt se destaca por sua abordagem integral à ciência cervejeira, com atividades diversas, explorando desde a produção tradicional de cervejas até a produção de bebidas como hidromel, kombucha e whisky, além de ter se adaptado às necessidades sociais com a produção de álcool gel durante a pandemia da covid-19”, relata o professor Gabriel Hornink.

Grupo de estudantes dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Química durante visita à cervejaria escola CervArt, do IF Sul de Minas – Campus Machado. (Foto: Arquivo/Gabriel Hornink)

Segundo ele, os estudantes conheceram a sala de brassagem, equipada com cozinha bi-bloco automatizada, os fermentadores autorrefrigerados, a sala de maturação e o controle de qualidade, vivenciando a realidade da produção cervejeira em pequena escala. “O professor Alex destacou o envolvimento dos alunos do IF Sul de Minas na gestão e produção da cervejaria e o papel crucial desta experiência na formação dos alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o trabalho em equipe e a gestão completa do processo de fabricação da cerveja”, comentou.

De acordo com o coordenador do projeto Cerveja com Ciência da UNIFAL-MG, há diversos trabalhos de conclusão de curso (TCC), de iniciação científica (IC) e de mestrados desenvolvidos na CervArt, sendo que a cervejaria escola estabelece parcerias com os professores do próprio IF, assim como de outras instituições de ensino e cervejarias. “O compromisso da CervArt com a educação e inovação se estende ao seu envolvimento com a comunidade local, por meio de diversos cursos sobre produção cervejeira, microbiologia cervejeira e análise sensorial e pela organização anual de um concurso cervejeiro que já se tornou uma tradição na cidade de Machado-MG”, contou.

Ao comentar a experiência da visita à CervArt, o professor ainda destacou: “A visita propiciada pelo projeto ‘Cerveja com Ciência’ não só inspirou os estudantes da UNIFAL-MG pela qualidade técnica e relevância acadêmica, mas também ressaltou a importância de integrar teoria e prática no desenvolvimento de habilidades e competências no setor cervejeiro e na formação de futuros profissionais.”

Conheça o projeto Cerveja com Ciência