Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG promove visita técnica no Espaço Maker a calouros do Bacharelado em Química da Instituição

A Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG promoveu uma visita técnica no laboratório Niduslab Maker da UNIFAL-MG, no dia 03 de abril, aos calouros do Bacharelado em Química da Instituição. O projeto da atividade foi elaborado para fortalecer o desenvolvimento da cultura maker na sociedade, por meio da utilização do laboratório NidusLab Maker da I9.

Coordenadas pelo bolsista de Desenvolvimento em Inovação e Tecnologia e coordenador das atividades do Laboratório, Rafael Domingues, e pelo professor Nelson Lemes, do Instituto de Química da Universidade, as atividades permitiram que os discentes conhecessem o espaço maker e aprendessem sobre o funcionamento de impressoras utilizadas para criar objetos por corte a laser.

A Agência de Inovação e Empreendedorismo, Profa. Izabella Carneiro Bastos, afirma que o projeto se beneficia da interação com a comunidade interna e externa, na medida em que os discentes da própria comunidade acadêmica aproveitam das experiências proporcionadas pelo ambiente inovador, desenvolvendo suas habilidades socioemocionais e técnicas.

“O público atendido poderá exercitar sua curiosidade, imaginação e criatividade, formulando ideias e manuseando diferentes tecnologias”, salienta.

Para o coordenador das atividades, Rafael Domingues, a cultura maker é um movimento emergente que incentiva a criatividade, a colaboração, a escalabilidade e a sustentabilidade, motivando as pessoas a serem proativas e práticas.

“O Laboratório NidusLab Maker se torna, assim, um espaço ideal para uma abordagem interdisciplinar e até mesmo multissensorial. Ele oferece inúmeras oportunidades para a educação inclusiva, através da produção de peças em 3D e materiais em alto-relevo. Esta iniciativa representa um avanço significativo na integração da tecnologia com a educação, abrindo novos caminhos para o aprendizado inclusivo e removendo barreiras para a materialização da transcendência humana”, destaca.

Conforme informado pela equipe da I9, o Laboratório de Criação Niduslab Maker é um ambiente aberto e compartilhado, voltado para que os usuários possam transformar a teoria em prática, desenvolvendo novos protótipos, produtos e serviços, bem como suas habilidades.

É um ambiente aberto a visitações que permite o agendamento de atividades e visitas tanto da comunidade externa como da comunidade interna. O espaço físico é limitado e comporta no máximo 20 pessoas.

Para agendar a visita, entre em contato com a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/niduslab-maker/