Estudante de engenharia da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas é campeão no Troféu Adhemar Ferreira da Silva na categoria universitária

O universitário do 9º período do curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas, Samuel Venancio da Silva, foi campeão na categoria universitária de Lançamento do Dardo no Troféu Adhemar Ferreira da Silva. O estudante é medalhista em vários campeonatos e pretende competir, representando a Instituição, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), no segundo semestre de 2022 em Brasília.

Atleta desde os 10 anos de idade, Samuel cresceu e estudou em Poços de Caldas, cidade em que participava de projetos esportivos, mas foi após se classificar, em 2007, para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) que o sonho do atletismo surgiu. “Foi depois dessa competição que tudo começou seriamente. Participei de vários campeonatos regionais, estaduais, nacionais, federados e universitários e sou multimedalhista na maioria deles. Em 2012, fui eleito atleta destaque do ano na modalidade do atletismo em Poços de Caldas”, conta Samuel, que antes do lançamento de dardo, praticou outras modalidades, como salto em distância, altura e triplo, corrida de 75 e 1000 metros, e arremesso de peso.

(Foto: Mike Zafra)

Para além dos esportes, Samuel também sempre se dedicou aos estudos. Durante o ensino médio e curso técnico em Química, integrava um centro de treinamento de alto rendimento em Campinas e, posteriormente, teve o treinador olímpico, Dino Cintra, como guia. Aos 21 anos, ingressou na graduação em Engenharia Química em uma faculdade de São Paulo, mas retornou a Poços de Caldas após transferir o curso para a UNIFAL-MG, em 2020.

De acordo com ele, em 2021 iniciou o treinamento com o especialista em lançamento de dardo, Wellington Nunes da Cunha, que lhe incentivou a competir representando a Universidade no Troféu Adhemar Ferreira da Silva. “A iniciativa de representar a UNIFAL-MG nessa competição surgiu após a Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt passar a realizar e possibilitar atletas universitários e federados competirem juntos, e como sou tanto atleta universitário quanto atleta federado, decidimos competir representando a UNIFAL-MG, visando a participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), no segundo semestre de 2022 em Brasília”, afirmou o universitário, que procurou a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) em busca de apoio para participação nos Jogos Universitários Mineiros junto à Federação Universitária Mineira de Esportes – FUME.

Para a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Cláudia Gomes, foi um imenso prazer conhecer o estudante esportista e auxiliá-lo em sua carreira de atleta. “É também com muita alegria que estamos nos encaminhamentos finais da filiação da UNIFAL-MG à FUME para que não apenas o Samuel, mas todos os estudantes esportistas possam vislumbrar novas perspectivas e consolidação da carreira”, disse.

Samuel comemorou a vitória com muita gratidão já que está voltando após um período difícil de lesões: “ganhar essa medalha num momento em que estou retornando de algumas lesões e dentre elas uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, que me custou 2 anos de recuperação devido a uma seríssima infecção pós-cirúrgica, é uma conquista imensa para mim”. E finaliza: “espero continuar tendo sucesso, poder seguir treinando e obtendo bons resultados, me formar e no futuro ser um ótimo engenheiro atleta!”.

Sobre o Troféu Adhemar Ferreira da Silva

Neste ano, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi realizado em Bragança Paulista, nos dias 14 e 15 de maio. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que reúne atletas olímpicos e universitários, visa homenagear o Sr. Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo (Helsinque 1952 e Melbourne 1956), tricampeão pan-americano, pentacampeão sul-americano e 10 vezes campeão brasileiro. Além de ídolo do atletismo, Adhemar também formou-se Escultor na Escola Técnica Federal de São Paulo, em Direito na Universidade do Brasil, em Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Educação Física na Escola do Exército, e também foi Adido Cultural na Embaixada Brasileira em Lagos, Nigéria, entre 1964 e 1967.