Natal com Música: UNIFAL-MG e Prefeitura Municipal realizam Cantata de Natal em Alfenas

O Pátio da Igreja Matriz São José e Dores será o Palco da 2ª Cantata de Natal de Alfenas no próximo sábado, 15/12, às 20h. O evento destaca composições natalinas arranjadas para coro e orquestra com os grupos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista. A Cantata é uma iniciativa do programa “Toda Música Para Todos!” da UNIFAL-MG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas.

“Ocupar uma praça com um evento como esse é desafiador, mas, ao mesmo tempo, é a certeza que estamos no caminho certo para popularizar a cultura e dar acesso às pessoas que não poderiam ir a um grande concerto”, explica Guilherme Abraão, superintendente Municipal de Cultura. De acordo com ele, a Cantata de Natal é motivo de orgulho para todos os músicos e produtores envolvidos, pois são meses de preparação e o resultado é a democratização da música de concerto na cidade.

O repertório destaca musicas tradicionais natalinas e peças eruditas, com obras que vão desde “Noite Feliz” e “Oh Happy Day” a composições do alemão Robert Schumann. “Preparamos uma apresentação muito especial para que a comunidade alfenense e seus convidados possam experimentar momentos relaxantes, reflexivos e festivos nesse momento especial do ano. Buscaremos proporcionar uma experiência completa para o público, mostrando um pouco da música instrumental e coral que está sendo desenvolvida na UNIFAL-MG”, explica Ramon Moraes, maestro da Camerata Theophillus.

Em 2017, a Cantata foi realizada em frente ao Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG e teve a participação de músicos do Centro Municipal de Música Walda Tiso Veiga.  A regência foi do maestro Thiago Moraes, atual diretor do conservatório de Alfenas. O objetivo da mudança de local foi a necessidade de atender um maior público com mais conforto.

Segundo a Profa. Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, as apresentações musicais dos grupos da Universidade mostram o empenho das pessoas na construção da arte musical em diferentes estilos. “Expor este trabalho para a população de Alfenas é muito gratificante e, ao mesmo tempo, muito relevante, uma vez que a população alfenense merece receber esta bela arte e compartilhar desse bálsamo para a alma”, completa.

Para o produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do programa “Toda Música Para Todos!”, a Cantata de Natal é mais uma ação de sucesso realizada em parceria com a Prefeitura de Alfenas.  “A parceria entre instituições públicas e privadas é fundamental para promoção da cultura na cidade. E quem ganha com essas articulações é a própria comunidade local que passa a ter acesso a eventos de excelente nível técnico e conceitual”, finaliza.

Em preparação ao espetáculo da Cantata de Natal, os grupos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista realizam um ensaio aberto na sexta-feira, 14/12, às 19h, no pátio da Igreja Matriz São José e Dores. O acesso é livre e gratuito a todos os públicos.

Camerata Theophillus

A Camerata Theophilus é uma orquestra de câmara criada a partir do desejo de um grupo de músicos de obter um aperfeiçoamento musical técnico e artístico de peças mais delicadas e refinadas do repertório erudito, o que se torna complicado em uma formação em grande orquestra.  Apoiados pela Proex da UNIFAL-MG, a Camerata foi então registrada como um projeto de extensão e está inserida no contexto da formação acadêmica e acolhe em sua constituição alunos dos cursos de graduação oferecidos pela instituição e membros da comunidade externa. O projeto é coordenado pelo produtor cultural Ivanei Salgado e regida pela maestro Ramon Moraes.

Madrigal Renascentista

O Madrigal Renascentista é um projeto de extensão na área de cultura da Proex da UNIFAL-MG. Em seu repertório, o Madrigal executa peças variadas, com especial ênfase à música antiga, tendo por objetivo divulgar a cultura, além do compromisso de integrar a comunidade acadêmica e a sociedade por meio de uma manifestação cultural reconhecidamente universal: a música. O Madrigal Renascentista é coordenado pela técnica em Assuntos Educacionais Maria de los Angeles de Castro Ballesteros e regido pelo maestro João Pedro Boroni.