Em reportagem da EPTV, climatologista da UNIFAL-MG explica descontrole climático ocorrido no sul de Minas

De acordo com reportagem do jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição, as variações provocadas por descontrole climático estão causando prejuízos na região. Para explicar esse fenômeno o professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, participou da matéria, no dia 02/01.

O climatologista Paulo de Souza justificou as mudanças climáticas ocorridas no surgimento de novas áreas de ‘correntes ascendentes’. “Nós vislumbramos que o cenário vai ser de caos, me perdoem a palavra, porque pode parecer alarmista, mas eu digo ‘caos atmosférico'”, alarmou.

“Continuamos derrubando árvores; continuamos substituindo a paisagem onde havia vegetação, colocando concreto e asfalto; a frota de veículos; a queima de combustíveis; as queimadas continuam aumentando, lançando gases de efeito-estufa na atmosfera; infelizmente, a conta é simples: nós continuamos promovendo tudo aquilo que impacta e desestabiliza a atmosfera, não tem como esperarmos que o resultado seja diferente”, afirmou o climatologista.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11247547/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG