Epidemiologista da UNIFAL-MG esclarece dúvidas sobre a covid-19; professor explica quantidade de doses de reforço necessárias conforme faixa etária e comenta panorama atual da doença

O estado de Minas Gerais registrou aumento de casos e mortes em decorrência da covid-19. A fim de explicar esse crescimento, o professor Sinézio Inácio da Silva, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do jornal da EPTV 1ª edição. Na entrevista, o professor falou sobre as doses de reforço e a quantidade necessária de acordo com a faixa etária, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como mencionou as novas subvariantes da doença.

“As subvariantes escapam um pouco mais das nossas defesas criadas pela vacina e por infecções prévias. Felizmente, é uma subvariante que não produz tão grave o caso assim, mas mais gravidade não está acontecendo devido às vacinas”, explicou o professor sobre a nova subvariante da ômicron. “A lógica do vírus é ele fugir da defesa criada pela vacina, então as subvariantes que surgem, a vacina protege menos contra a infecção, mesmo em pessoas que já tiveram covid-19 recentemente”, completou.

Segundo o professor, será necessário conviver com a covid-19 endemicamente. “Vai ser uma doença que vamos controlar com vacinação, com uso de máscara para quem estiver assintomático, mas nós precisamos diminuir esses números”, concluiu.

Confira a entrevista completa: https://globoplay.globo.com/v/11270656/