Perguntas Frequentes – Sisu

QUESTÕES GERAIS

  1. Eu já sou aluno de uma instituição pública de ensino superior. Eu posso participar do SiSU?

Resposta: Sim. No entanto, é necessário que o aluno faça opção por um dos cursos: ao que já está vinculado anteriormente ou ao recém-matriculado. A Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas em instituições públicas de ensino superior. (Clique aqui para verificar como cancelar a matrícula).

  1. Eu já sou aluno da UNIFAL-MG e participei da última edição do Enem, eu posso participar do SiSU?

Resposta: Sim, desde que não tenha sido matriculado para o mesmo curso, turno e instituição na edição do primeiro semestre do mesmo ano. Além disso, nada mais impede que um aluno já matriculado na UNIFAL-MG (ou em qualquer outra instituição) participe do SiSU. No entanto, caso a participação resulte na aprovação em outro curso da Unifal-MG, o aluno deverá fazer a opção de qual curso permanecerá vinculado e para fazer a matrícula no novo curso o aluno deverá providenciar o cancelamento da anterior (Clique aqui para verificar como cancelar a matrícula).

Vale lembrar que a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas em instituições públicas de ensino superior.

  1. Eu não fiz o Enem do ano anterior, mas quero concorrer às vagas da UNIFAL-MG deste ano. É possível?

Resposta: Não. O processo seletivo via SiSU utiliza apenas as notas do Enem do ano anterior.

QUESTÕES SOBRE LISTA DE ESPERA 

  1. Como faço para concorrer à lista de espera?

Resposta: Primeiro o candidato deve manifestar seu interesse na Lista de Espera do SISU. Depois, é necessário CONFIRMAR o interesse na Lista de Espera da UNIFAL-MG para concorrer na lista de chamadas. Portanto, são dois procedimentos diferentes em períodos distintos. Veja as datas em Cronogramas. A lista da UNIFAL-MG e o cronograma estão disponível no link https://www.UNIFAL-MG-mg.edu.br/sisu/

  1. Não sabia da existência da Lista de Espera no site da UNIFAL-MG, apenas declarei interesse no Sisu. Ainda posso concorrer?

Resposta: Infelizmente, não. No momento em que manifesta interesse na lista de espera do Sisu, o candidato recebe a informação que é preciso entrar no site da universidade escolhida para os próximos passos.

Mas, ainda assim, existe uma possibilidade de ser chamado. Depois de convocar todos os candidatos, e, se ainda restarem vagas, os candidatos ausentes; os indeferidos nas cotas; e os que manifestaram interesse na Lista de Espera do Sisu mas não confirmaram na Lista de Espera da UNIFAL-MG; poderão ser reclassificados, no final da lista de Ampla Concorrência, e serem chamados novamente. Geralmente isso ocorre nos cursos menos concorridos.

  1. Qual é a previsão de publicar uma nova lista de convocação? Tem horário definido?

Resposta: As datas para as convocações são divulgadas previamente na página da UNIFAL-MG, na aba cronogramas. É informado apenas o dia, não há horário pré-definido para publicação, mas geralmente ocorrem no fim da tarde. Além das datas constantes dos cronogramas, se ainda restarem vagas, a UNIFAL-MG continua fazendo várias chamadas. Portanto, continue acompanhando as chamadas, mesmo que seu nome esteja distante dos aprovados. Há muita desistência, por isso pode ser que ainda tenha chance.

  1. As convocações da lista de espera são feitas por e-mail?

Resposta: Não. O candidato deve acessar a página no link https://www.UNIFAL-MG-mg.edu.br/sisu/, TODOS os dias, e ficar atento às convocações e aos prazos para envio da documentação.

  1. Os estudantes na lista de espera concorrem ao total de vagas disponíveis ou somente às vagas disponíveis para sua específica modalidade de concorrência?

Resposta: O candidato concorre às vagas disponíveis para a mesma modalidade para a qual se inscreveu. Caso se esgote as listas das modalidades de cotas, as vagas são remanejadas para outras modalidades, conforme previsto no edital. Se ainda assim restarem vagas, serão chamados os candidatos ainda não matriculados, na ampla concorrência, até atingir 25% da carga horária do semestre letivo.

QUESTÕES SOBRE MATRÍCULA

  1. A UNIFAL-MG convoca candidatos apenas dentro do número de vagas ou também excedentes?

Resposta: Geralmente são convocados apenas o quantitativo de candidatos dentro do número de vagas, porém, conforme previsto no edital, poderão ser convocados candidatos excedentes. Sendo assim, é de extrema importância os candidatos acompanharem TODAS as chamadas, inclusive as chamadas em datas posteriores às previstas nos cronogramas.

  1. Fui classificado, o que devo fazer para me matricular?

Resposta: Verificar em Cronogramas o dia, local e horário para realização da matrícula, que na pandemia é apenas on-line, e os documentos necessários para efetuá-la.

  1. Quais são os documentos necessários para a matrícula?

Resposta: Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis em “Documentos para Matrícula”, na página do processo seletivo. Deve-se observar a forma de concorrência, ampla concorrência ou vagas reservadas pela Lei n. 12.711/2012, para a apresentação da documentação correspondente. Clique aqui para verificar os documentos necessários para a matrícula.

  1. A Receita Federal não emite mais os cartões de CPF. O que faço?

Resposta: Você pode emitir o comprovante de inscrição no CPF pelo link http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf

  1. O meu RG já contém o número do meu CPF. Isto substitui a cópia do CPF?

Resposta: Sim, não há necessidade de apresentar cópia do CPF se este já está no RG.

  1. Os documentos solicitados para a matrícula devem ser autenticados em cartório?

Resposta: Não. As cópias não precisam ser autenticadas em cartório.

  1. O meu certificado de conclusão do Ensino Médio está junto com histórico escolar. É preciso solicitar outro na escola?

Resposta: Não há necessidade, pois já está junto com o histórico escolar do Ensino Médio e é suficiente.

  1. Meu histórico escolar está em fase de emissão e não ficará pronto até o dia da matrícula, posso fazer a matrícula sem ele?

Resposta: Sim, mas somente na hipótese de apresentação da declaração prevista no Edital da UNIFAL-MG. A apresentação do histórico escolar do Ensino Médio e/ou da declaração prevista no edital é indispensável para a realização da matrícula, sem o que a matrícula não será realizada. Em hipótese nenhuma será feita a matrícula condicionada à apresentação do histórico escolar, ou da referida declaração, posterior à data determinada no cronograma para a realização da matrícula.

  1. Não tenho o histórico escolar original, mas tenho cópia autenticada em cartório dele, posso fazer a matrícula apresentando-o?

Resposta: O histórico do Ensino Médio original deve ser  digitalizado e enviado via sistema para realização da matrícula. Entretanto, o original deverá ser apresentado ao setor de matrículas quando as aulas presenciais retornarem. Nesse momento, apenas o original será aceito, ou seja, não poderá ser substituído por cópia, nem mesmo se for autenticada em cartório.

  1. Eu já sou aluno da UNIFAL-MG e fui selecionado para um novo curso nessa instituição. Devo apresentar os documentos solicitados para matrícula novamente?

Resposta: Sim. O candidato deve apresentar todos os documentos novamente, de acordo com a forma de concorrência: ampla concorrência ou vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012. Além disso, para fazer a matrícula no novo curso o candidato deverá cancelar a matrícula no curso anterior (Clique aqui para verificar como cancelar a matrícula).

  1. Já tenho curso superior, posso fazer a matrícula com o diploma?

Resposta: Não, pois é obrigatória a apresentação de toda a documentação exigida no edital, sobretudo o histórico escolar do Ensino Médio (cópia digital do original) que, no caso das cotas, serve para comprovar que cursou todas as séries do Ensino Médio na rede pública de ensino.

  1. Como devo proceder para fazer a minha “Confirmação presencial de Matrícula”?

Resposta: A confirmação de matrícula é presencial, nos dois primeiros dias de aulas e deverá ser realizada pelo próprio candidato/aluno, sendo vedada a representação por procuração. Devido à pandemia, a confirmação de matrícula só será realizada quando as aulas presenciais retornarem. Caso o candidato deixe de realizá-la, implicará na perda automática da vaga.

  1. Certifiquei-me por meio do Enem. Posso realizar matrícula na UNIFAL-MG?

Resposta: Sim, desde que apresente o documento comprobatório.

  1. No dia da matrícula ainda não terei concluído o Ensino Médio. Poderei realizar a matrícula e entregar o Certificado de Conclusão depois?

Resposta: Não. Além de ser um pré-requisito para ingressar em curso superior, previsto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), é documento obrigatório para a realização da matrícula. Assim, o candidato que não apresentar o Certificado de Conclusão e o histórico escolar do Ensino Médio  na data da matrícula será eliminado.

  1. No dia da matrícula, preciso comparecer?

Resposta: Não. A matrícula será apenas on-line, conforme previsto no edital.

  1. Posso entregar toda documentação impressa no dia da matrícula?

Resposta: Não. Conforme Edital, toda documentação deverá ser enviada exclusivamente via sistema online, em formato PDF, até o dia da matrícula. A partir do dia da convocação, o candidato já pode começar a inclusão de seus documentos no sistema de ingresso. Recomendamos que não deixe para enviar tudo no último dia.

  1. Posso fazer minha matrícula após o dia e horário definidos no cronograma para o meu curso?

Resposta: Para a chamada regular, sim, pois no cronograma do MEC consta o período de matrícula (alguns dias) desta chamada. Porém, o cronograma de matrícula da UNIFAL-MG define os horários para melhor atendimento ao candidato e evitar sobrecarga nos setores de matrículas, considerando que há necessidade de análise dos documentos apresentados.

Para as chamadas da Lista de Espera, não é possível fazer a matrícula após o dia e o horário definidos no cronograma, pois o prazo é menor, o que requer dia e horário específicos para cada curso.

  1. Recebemos algum e-mail com o resultado da matrícula?

Resposta: Sim, caso seja deferido, receberá a confirmação de matrícula. Caso seja indeferido, receberá com os motivos do indeferimento.

  1. Nós recebemos e-mail de confirmação de matrícula? Se sim, quantos dias após realizar a matrícula?

Resposta: Sim. Assim que toda documentação da matrícula for analisada e deferida, o candidato receberá a confirmação de matrícula, juntamente com o número de matrícula.

  1. Caso falte algum documento na matrícula on-line, recebo e-mail com aviso ou perco minha vaga?

Resposta: Sim. Nos termos previstos no edital, após a análise dos documentos, poderá ser solicitado ao candidato, via e-mail, a documentação complementar.

  1. Minha matrícula foi indeferida por falta/erro de documento. Posso complementar?

Resposta: O candidato poderá entrar com recurso, no prazo de até 3 (três) dias úteis da data do indeferimento, enviando a documentação necessária, conforme consta do edital.

  1. Dúvidas sobre matrícula, devo entrar em contato com qual e-mail e setor?

Resposta: Antes de enviar um e-mail, acesse os sites:

Informações sobre matrícula: https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/matricula_sisu/

Informações sobre o Sisu: https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/

Se as dúvidas sobre o edital, legislação, cotas, cronogramas, chamadas, documentação de renda, heteroidentificação de negros (pretos e pardos), documentação de pessoa com deficiência ainda persistirem, entre em contato com a Diretoria de Processos Seletivos – DIPS: (35) 3701-9290, das 08h às 11h, de segunda à sexta (exceto feriados). E-mail (preferencialmente): dips@unifal-mg.edu.br, das 07h às 17h, de segunda à sexta (exceto feriados).

Se as dúvidas sobre documentação básica para matrícula ainda persistirem, entre em contato com o Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico – DRGCA (setor de matrículas): (35) 3701-9230 . E-mail: drgca@unifal-mg.edu.br. Para acessar a página do DRGCA, clique AQUI.

Aproveite e assista ao vídeo sobre Matrícula produzido pelo DRGCA:

QUESTÕES SOBRE COTAS E ANÁLISE DE RENDA

  1. O CadÚnico substitui documentação de renda?

Resposta: Sim, porém é necessário enviar o CadÚnico do candidato, desde que conste os nomes de todos os membros do grupo familiar (que moram juntos). Ainda assim, o candidato deve preencher o formulário de análise socioeconômica (disponível em Formulários) e enviar os documentos pessoais dos membros do grupo familiar.

  1. Recebemos e-mail com a data e horário da entrevista de heteroidentificação?

Resposta: Não. O candidato deve acompanhar DIARIAMENTE se foi convocado, na lista com a data, o horário e o link para entrevista, que é divulgada na página https://www.unifal-mg-mg.edu.br/sisu/. É da responsabilidade do candidato verificar se foi convocado. Sem prejuízo da obrigação de acompanhamento das publicações na página, entretanto, pode ser que a UNIFAL-MG envie e-mail.

  1. Perdi a entrevista de heteroidentificação. Teria como remarcar ou eu fui desclassificada por isso?

Resposta: A regra geral é que não é possível remarcar a entrevista de heteroidentificação. Em caráter estritamente excepcional, conforme constará da convocação, será reservado um horário (estimado de 1h) no final do mesmo dia para realização de entrevistas de candidatos que não puderam comparecer devido à dificuldade/problemas de acesso à internet. Os candidatos poderão comparecer apenas no mesmo dia em que deveriam ter comparecido e dentro do horário destinado a esse fim. Trata-se de uma excepcionalidade, portanto, caso haja volume de candidatos acima do possível, a UNIFAL-MG poderá rever, alterar e/ou até revogar tal excepcionalidade, a qualquer tempo. Será considerada a ordem de chegada dos candidatos, portanto não há garantia de atendimento de todos neste horário, devido ao limite de prazo definido para este fim na convocação (estimado de 1h para todas as entrevistas extraordinárias).

O candidato ainda poderá ser convocado novamente nas próximas listas de convocações, caso se esgote a lista de inscritos e ainda restem vagas, conforme previsto no edital.

  1. Minha entrevista de heteroidentificação é às 11h15. Só tem esse horário?

Resposta: Sim, o horário garantido ao candidato é somente o previsto para seu nome, conforme consta da convocação. Devido a pandemia do Covid19, as entrevistas estão ocorrendo de forma online e para isso, é necessário agendar horário para os candidatos a fim de poder atender a todos e não ficar esperando a vez.

  1. O que devo fazer quando o resultado da entrevista de heteroidentificação é indeferido? Tenho possibilidade de recorrer ao resultado?

Resposta: O candidato possui até 3 (três) dias úteis para entrar com recurso contra o resultado no mesmo local de envio dos documentos. Leia atentamente como entrar com recurso no edital, disponível em: https://www.unifal-mg-mg.edu.br/sisu/

  1. Recebemos e-mail com o resultado da análise socioeconômica?

Resposta: Pode ser que a UNIFAL-MG envie e-mail, porém, é da responsabilidade do candidato acompanhar diariamente a publicação do resultado na página do processo seletivo, no endereço: https://www.unifal-mg-mg.edu.br/sisu/, em resultados. Essa informação também pode ser acessada por meio do link em que o candidato envia a documentação, inserindo o CPF e o protocolo.

  1. Recebemos e-mail com o resultado da entrevista de heteroidentificação?

Resposta: Pode ser que a UNIFAL-MG envie e-mail, porém, é da responsabilidade do candidato acompanhar diariamente a publicação do resultado na página do processo seletivo, no endereço: https://www.unifal-mg-mg.edu.br/sisu/, em resultados. Essa informação também pode ser acessada por meio do link em que o candidato envia a documentação, inserindo o CPF e o protocolo.

  1. Tem prazo para sair o resultado da análise de renda (socioeconômica)?

Resposta: Não. Assim que a análise da documentação de renda (socioeconômica) for finalizada, estará disponível no sistema para consulta e também na página do processo seletivo, no link: https://www.unifal-mg-mg.edu.br/sisu/

  1. Dúvidas sobre documentação socioeconômica, devo entrar em contato com qual e-mail e setor?

Resposta: Com a Diretoria de Processos Seletivos, pelo e-mail: dips@UNIFAL-MG-mg.edu.br ou pelo telefone (35)3701-9230 ou (35)3701-9231.

  1. Dúvidas sobre documentação de cota, devo entrar em contato com qual e-mail e setor?

Resposta: Com a Diretoria de Processos Seletivos, por meio do e-mail: dips@unifal-mg.edu.br ou pelo telefone (35)3701-9230 ou (35)3701-9231.

  1. Dúvidas sobre entrevista de heteroidentificação podem ser esclarecidas em qual e-mail?

Resposta: Com a Diretoria de Processos Seletivos, através do e-mail: dips@unifal-mg.edu.br ou pelo telefone (35)3701-9230 / (35)3701-9231.

QUESTÕES SOBRE ASSUNTOS POSTERIORES À MATRÍCULA

  1. Já cursei algumas disciplinas em outro curso superior, é possível pedir para ser dispensado delas no curso que estou ingressando agora?

Resposta: Sim, este procedimento é denominado de Aproveitamento de Estudos. Para verificar o prazo para solicitá-lo, os documentos necessários e a regulamentação clique aqui.

  1. Como faço para solicitar a carteirinha de estudante?

Resposta: A solicitação da carteirinha de estudante/crachá só pode ser feita após a confirmação da matrícula. Acesse o atalho “Solicitação de Crachá” na primeira tela do Sistema Acadêmico. O status do pedido pode ser acompanhado no próprio sistema e também é enviado para o e-mail informado a cada nova atualização. Observação: Será necessário escolher uma foto e recortá-la. Para isso, sugerimos utilizar o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox. Clique aqui para verificar os procedimentos para solicitação.

Observação: Para ter direito à meia-entrada e outros benefícios, o estudante deverá solicitar a Carteirinha de Estudante de entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE). Acesse o site.

  1. A UNIFAL-MG oferece bolsas para os alunos carentes?

Resposta: Sim, existe assistência estudantil aos alunos que comprovem a necessidade de recebê-la. Clique aqui para verificar os auxílios estudantis na UNIFAL-MG.

  1. Mudança de curso dentro da UNIFAL-MG perde os auxílios?

Resposta: Não. A condição para receber os auxílios é estar CURSANDO independente do curso que estiver fazendo dentro da UNIFAL-MG. É preciso estar regularmente matriculado na UNIFAL-MG.

  1. A UNIFAL-MG possui alojamento para os alunos?

Resposta: Não. Atualmente a UNIFAL-MG não dispõe de alojamento para os alunos e por isso o auxílio moradia é feito em pagamento, mas é importante ressaltar que está em andamento a construção do alojamento para estudantes na UNIFAL-MG.

  1. Fui classificado para um curso de graduação da UNIFAL-MG. Após a matrícula posso fazer trancamento?

Resposta: Para fazer o trancamento de matrícula o aluno deve estar matriculado pelo menos no terceiro período, como prevê o artigo 71 do Regulamento  Geral dos Cursos de Graduação da UNIFAL-MG.

  1. Quando as aulas começam?

Resposta: O início das aulas está definido no Calendário Acadêmico, clique aqui para consultá-lo.

Atualizado em 05/08/2021.

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