Simpósio Integrado evidencia a produção acadêmica de 1.167 autores e coautores da UNIFAL-MG em apresentações virtuais e presenciais

Mais de 450 trabalhos desenvolvidos por discentes, servidores e colaboradores da UNIFAL-MG ganharam evidência durante o 4º Simpósio Integrado UNIFAL-MG, realizado na Universidade no período de 29/10 a 29/11.

Com a temática “Múltiplos Saberes”, a quarta edição do Simpósio Integrado articulou o intercâmbio de conhecimento entre 1.167 autores e coautores durante 30 dias, por meio de apresentações virtuais dos trabalhos produzidos em programas de Iniciação Científica, de Pós-Graduação, em ações extensionistas e, também, no PET e Pibid.

Foram realizadas 81 sessões virtuais em formato de fórum. Segundo a organização, o evento envolveu 274 docentes, técnico-administrativos e pós-graduandos na avaliação dos trabalhos submetidos.

No encerramento do evento, no dia 29/11, ocorreram as atividades presenciais reunindo 10 sessões com apresentação oral dos 65 trabalhos selecionados na etapa virtual. A programação do último dia também incluiu duas palestras, duas mesas-redondas e atividades culturais, entre as quais, a exposição artística “Silhuetas do Amanhã!” que deu visibilidade a 28 obras da Oficina de Pintura em Tela do Programa Cidade Escola, desenvolvida pela Prefeitura de Alfenas, na Escola Estadual Dr. Napoleão Sales.

“Além das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, outros setores da nossa Universidade, como o NTI e o Cead foram indispensáveis para a concretização do evento, neste formato”, ressaltou no encerramento a professora Elisângela Monteiro Pereira, pró-reitora adjunta da Extensão e coordenadora adjunta do 4º Simpósio.

Segundo Profa. Elisângela, a expectativa é de que para além da divulgação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos na Instituição, o evento também promova o diálogo entre os universitários de diferentes áreas dos conhecimentos. “Esperamos que a UNIFAL-MG aproveite esse momento para a reflexão sobre os caminhos que ela tem trilhado e quer trilhar no ensino, na pesquisa e na extensão”, enfatizou.

A abertura do Simpósio Integrado no dia 29/11, foi abrilhantada pela apresentação cultural da peça teatral “Baú do Silêncio”, encenada pelo ator Rodrigo Miquelino, acompanhado pelo músico Higor Mateus no piano.

Participaram da mesa de honra, o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio da Costa Pereira; o pró-reitor adjunto de Graduação, Diego Duarte Ribeiro; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis em exercício, Geraldo José Rodrigues Liska, e a pró-reitora adjunta da Extensão e coordenadora adjunta do 4º Simpósio, Profa. Elisângela Monteiro Pereira.

Após os pronunciamentos, o convidado da Universidade Federal do ABC, Daniel Pansarelli, ministrou a palestra “Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: abordagens para a curricularização da extensão nas universidades”.