Por meio de parcerias, UNIFAL-MG vai contribuir para o desenvolvimento cultural, econômico e de educação patrimonial da região

No mês de março, a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) da UNIFAL-MG firmou parceria com cidades da região a fim de contribuir para o desenvolvimento de projetos culturais, de educação patrimonial e econômico.

O diretor da DRI, Prof. Cláudio Umpierre Carlan, esteve em Paraguaçu no dia 12/03, acompanhado pelo maestro catedrático, membro da União Europeia da Universidade de Barcelona, Prof. José Remesal Rodriguez; pelos pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, Profa. Marta Cendon e Prof. David Chao; pelos pesquisadores da Universidade de Granada, Profa. Guadalupe Romero e Profa. María e Lourdez Gutiérrez; pelo pesquisador da UNICAMP, Prof. Pedro Paulo Funari, e pela museóloga da UNIFAL-MG, Luciana Carvalho. Na oportunidade, o grupo discutiu o desenvolvimento de projetos no município de Paraguaçu, com o prefeito José Tibúrcio do Prado Neto; com a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Claudia Dias Vigato; e com os membros do Conselho do Patrimônio Histórico, Sandro Adauto e Gilmara Aparecida de Carvalho. “O objetivo foi estabelecer parceria entre a Prefeitura de Paraguaçu, a UNIFAL-MG, a UNICAMP, e as universidades de Granada, Barcelona e Santiago de Compostela (Espanha), para desenvolver projetos sobre patrimônio, educação patrimonial, arquitetura e arqueologia”, conta Prof. Carlan.

Prof. Carlan também esteve em Andradas no dia 15/03, na companhia do professor Funari (UNICAMP), do professor Remesal (Barcelona) e do professor Fabião da Universidade de Lisboa, para firmar uma parceria para o desenvolvimento de um projeto que visa o desenvolvimento cultural, educacional, turístico e econômico na região com base na produção de vinhos no município.

A proposta é divulgar a história da vitivinicultura andradense na região sudeste do estado e o desenvolvimento de um dos princípios da UNIFAL-MG, com ênfase na extensão universitária.

Para conhecer o projeto “Vinho na História”, os participantes realizaram visitas técnicas para conhecer as vinícolas Stella Valentino, Casa Geraldo e Vinhos Muterle, além de se reunir com representantes da Seção de Incentivo ao Turismo e à Cultura para discutir diretrizes da proposta.

A parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. A reunião ganhou repercussão na mídia local, na reportagem da TV Andradas: