Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é lançada em Brasília

Mais de 70 deputados federais e quatro senadores se juntaram a reitores das universidades federais de todo o país em Brasília-DF, nesta quarta-feira (24/04), para o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. Presidida pela deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a coordenação colegiada dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA), Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE), a Frente é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem o objetivo de conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do país.

Durante o evento, os parlamentares destacaram a importância do respeito à autonomia universitária e à liberdade de cátedra, e enfatizaram ainda, as dificuldades orçamentárias vivenciadas pelas universidades federais devido aos cortes, promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), no repasse de recursos. A Frente reforça o compromisso do grupo de legisladores com a defesa das instituições federais de ensino superior.

Prof. Valder Steffen (reitor UFU), Prof. Sandro Cerveira (reitor UNIFAL-MG), Profa. Girlene Silva (vice-reitora UFJF), deputada Margarida Salomão, Profa. Sandra Goulart (reitora UFMG), deputado Rogério Correia, Prof. Sérgio Augusto (reitor UFSJ) – (Crédito da imagem: Andifes)

Presente na cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, avaliou a importância do movimento para as universidades federais. “Nesse momento que nós atravessamos é muito importante a mobilização dos senadores e deputados na defesa da universidade pública gratuita e de qualidade, porque a universidade pública precisa ser uma política de Estado e não meramente uma política de governo”, destacou. Segundo o reitor, se a universidade pública for uma política apenas de governo, correrá o risco de ser prejudicada e desvalorizada a cada mudança de gestão. “Se o Brasil, como outras nações, pretende ter um desenvolvimento significativo, o investimento na universidade pública é fundamental e isso precisa ser uma política sustentável, uma política de Estado, uma política de longo prazo”, afirma, ressaltando que o sucateamento e a desvalorização da universidade pública não interessa a ninguém que se importe com o futuro do país.

Com uma proposta suprapartidária, a Frente tem como objetivos acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentário que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às instituições de ensino superior (IES), promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as universidades federais; apresentar proposições junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades; e promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais.

Além de reitores e representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  (Andifes), participaram do lançamento também representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e da Associação Nacional dos Estudantes (UNE).

Para apresentar uma síntese do impacto das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos mais de 330 campi das universidades federais, não só nas regiões onde atuam, mas em todo o Brasil, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes) produziu um vídeo especialmente para a ocasião. Confira a seguir:

Acesse também, documento que destaca fatos expressivos sobre a atuação das universidades federais brasileiras