Comunidade universitária participa de mobilização em defesa da educação e realiza mostra das atividades desenvolvidas pela UNIFAL-MG

A comunidade da UNIFAL-MG aderiu, nesta quarta-feira, 15/05, à mobilização nacional em defesa da Educação e contra os cortes na educação superior, ciência e tecnologia anunciados pelo governo federal. As ações envolveram discentes e servidores de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha em apresentações de projetos de pesquisa, feira de ciências, ações de extensão, atividades artísticas e culturais nas praças e ruas das três cidades, durante o dia todo.

Em Alfenas, pela manhã, os discentes se reuniram para produção de cartazes na sede e durante a tarde, as atividades concentraram-se na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, local em que foram oferecidos serviços que são prestados à comunidade pela Instituição, como atendimento médico, odontológico, nutricional e fisioterápico. Os projetos de extensão também tiveram destaque: quem passou pelo centro pôde conhecer equipes de atividades voltadas para a comunidade acadêmica e alfenense, como grupos musicais, de dança, artes, entre outros. A mobilização ainda ganhou apoio da população da cidade que participou por meio de apresentações de dança do ventre, música popular brasileira, rap e sarau de poesia.

Em Poços de Caldas, os estudantes da UNIFAL-MG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) se reuniram na Praça Pedro Sanches para um aulão sobre os cortes e a reforma da previdência. Logo após, seguiram em passeata pelas ruas do centro da cidade durante a tarde. Já em Varginha, os atos em defesa da educação ocorreram pela manhã, quando estudantes da Universidade e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) se uniram para confecção de materiais e mobilização no centro, por volta das 11h.

Os participantes buscaram esclarecer para a sociedade o papel da Educação na formação dos indivíduos e de que forma os cortes impactam no desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileira e, em especial, para a UNIFAL-MG e a região em que ela está inserida.