Workshop para Enfrentamento da Obesidade promovido pela UNIFAL-MG propõe formação na área para profissionais da saúde de 26 municípios da região

Gestores de saúde dos 26 municípios que compõem a Secretaria Regional Saúde de Alfenas participaram do 1º Workshop para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais, promovido pela equipe da Rede para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais (RENOB-MG) da UNIFAL-MG.

Segundo o professor Bruno Martins Dala Paula, da Faculdade de Nutrição, que integra a equipe, a proposta do evento foi conhecer e dialogar sobre as demandas das secretarias de saúde na prevenção, tratamento e controle da obesidade. “O objetivo dessa aproximação é oferecer atividades de formação adequadas para gestores e profissionais de saúde, bem como consolidar a parceria para realização dessas atividades”, explica.

Durante o workshop, realizado na sexta-feira, 10/05, a equipe da UNIFAL-MG se apresentou aos gestores, iniciando uma dinâmica que levou ao compartilhamento da realidade existente na área da saúde em cada município. Os docentes também apresentaram a proposta da Rede para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais (RENOB-MG), observando se tratar de um projeto que envolve atividades de pesquisa, extensão e formação de trabalhadores da Atenção Básica de Saúde, com priorização daqueles que atuam nos Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) na temática de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do SUS, desenvolvidos, preferencialmente, em parcerias com secretarias estaduais/municipais de saúde.

Vale destacar que para desenvolvimento, a RENOB-MG conta com apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta foi aprovada no Edital da Chamada CNPQ/MS/SAS/DAB/CGAN nº 26/2018. Para Minas, foi destinado um montante no valor de R$ 500 mil em recursos para financiamento em custeio e bolsas.

A equipe é formada por: docentes da UNIFAL-MG da Faculdade de Nutrição (Fernanda de Carvalho Vidigal, Bruno Martins Dala Paula, Daniela Braga Lima e Cristina Garcia Lopes Alves); da Escola de Enfermagem (Simone Albino da Silva e Sueli Leiko Takamatsu Goyatá); e da Faculdade de Medicina (Gláucia de Oliveira Moreira e Gabriela Itagiba Aguiar Vieira); docentes da Universidade Federal de Viçosa (instituição proponente) sob coordenação da professora Helen Hermana Miranda Hermsdorff; e professores da Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Uberlândia.

Veja também: Docentes da UNIFAL-MG compõem equipe de Minas Gerais na construção da rede de atenção nutricional para enfrentamento da obesidade proposta pelo CNPq