Linha Editorial padroniza divulgação de notícias no Portal da UNIFAL-MG

Mais um grande passo para a Diretoria de Comunicação Social (Dicom) foi dado recentemente com a publicação da Portaria nº 1055, na qual a Reitoria institui a Linha Editorial com diretrizes para padronização das divulgações no Portal da UNIFAL-MG.

O documento orienta a comunidade acadêmica sobre quais conteúdos são compreendidos como de interesse para o público-alvo que acessa o canal, o qual é composto pelo corpo discente, docente e técnico administrativo, colaboradores, imprensa, sociedade, entre outros.

Novo Foco

Conforme a jornalista Ana Carolina Araújo, essa uniformização das notícias se fez necessária a partir da reformulação do portal, tendo em vista que o site é o canal de comunicação mais utilizado no relacionamento entre a UNIFAL-MG, a comunidade universitária e a sociedade. “Essas diretrizes buscam atender as demandas da comunidade acadêmica e também da comunidade externa, uma vez que identificamos que as informações mais acessadas nem sempre são aquelas que um determinado grupo da comunidade interna entende ser interessante”, conta.

A jornalista explica que sem a padronização, uma das dificuldades enfrentadas pela equipe era atender a todas as solicitações de divulgação, sem ter parâmetros para filtrar o que poderia ser considerado informação útil, atualizada e de qualidade, de maneira a despertar o interesse da maior parte do público. “Não existe uma informação que seja melhor que outra porque todas têm sua importância. Mas a gente precisou considerar a diversidade do público que acessa a página institucional e enquadrar os assuntos em temáticas, priorizando o conteúdo que tem maior impacto para os diversos perfis, sem perder de vista o aspecto jornalístico e os objetivos institucionais”, afirma.

Notícias que destacam a atuação de algum membro da comunidade acadêmica em atividades externas sem a participação formal da Instituição agora serão rigorosamente avaliadas para divulgação. “Como exemplo, podemos falar das participações de docentes e TAE’s em eventos externos. Embora valorizemos essas participações por acreditar que dão visibilidade para a UNIFAL-MG, nem sempre essas notícias despertam o interesse devido, o que vemos até pelo número de acessos a essas notícias. Falar que docentes ou técnico-administrativos estiveram presente em tal evento ou ministraram palestras sobre determinado assunto em tal instituição, não é tão interessante quanto contar sobre os trabalhos que desenvolvem na nossa Universidade. Vamos avaliar cada caso, para que o foco não fique na pessoa e sim nos fatos”, explica.

Ana Carolina orienta que notícias de interesse exclusivo da comunidade interna que não foram destaque no Portal da UNIFAL-MG, devem ser feitas nos sites dos cursos ou das unidades acadêmicas. “É uma forma de registrar o acontecimento e fomentar os sites das unidades, mantendo-os atualizados também”, comenta.

De acordo com a Linha Editorial, a Diretoria de Comunicação Social detém a prerrogativa de decisão sobre conteúdos e espaços de publicações, bem como o direito a editar os textos, adequando-os para a redação jornalística de forma a dialogar com o público-alvo da página.

O conteúdo das notícias do Portal da UNIFAL-MG enquadra-se nos temas: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão Universitária e Editais. (Veja detalhes no infográfico).

Como solicitar divulgação no Portal da UNIFAL-MG?

Preferencialmente, a partir de agora as solicitações de divulgação à Dicom devem ser encaminhadas via formulário de Serviços de Comunicação, disponível no novo site da Diretoria de Comunicação Social. “O formulário do nosso site foi elaborado de forma a fazer com que a comunidade acadêmica preencha e envie os dados principais para a produção de uma notícia. Isso ajudará em casos de dúvidas sobre quais informações devem conter um texto para a página institucional e vai poupar professores, técnicos e alunos de trabalhar a redação”, salienta a jornalista Luciana Costa de Resende.

O formulário está disponível para sugerir pauta, solicitar a publicação de uma matéria ou a realização de cobertura jornalística de evento da UNIFAL-MG. Confira: https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/site/servicos/servicos-de-comunicacao/

Em relação a eventos, a comunidade acadêmica precisará se atentar caso a ação não esteja vinculada à Extensão. “Recebemos muitas solicitações de divulgação de eventos como ações de Extensão, que na verdade não foram submetidas à Pró-Reitoria de Extensão ou não foram renovadas para o ano vigente. Isso dificulta nossa divulgação porque se o evento não tem registro, o participante não conseguirá fazer a inscrição pelo CAEX. Para evitar essa situação, pedimos no formulário o número da proposta para que possamos averiguar a situação da ação e efetivar a divulgação”, explica.

Como solicitar divulgação na Agenda da UNIFAL-MG?

Com a implementação do Portal da UNIFAL-MG, foi disponibilizado um calendário de eventos na parte inferior da página, no qual são publicadas as atividades que ocorrem na Universidade. Nesse campo, são divulgadas reuniões do Consuni, cursos de capacitação, eventos acadêmicos e culturais. “Como a ideia é reunir em um só local a programação de atividades de interesse coletivo, nós criamos um formulário na página da Dicom para que a comunidade também preencha e nos envie, informando dados para serem incluídos na Agenda”, esclarece Luciana.

No formulário, disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/site/servicos/agenda/, o solicitante poderá informar qual é a natureza do evento: se é atividade acadêmica, como palestras, semanas, congressos; atividade cultural, como apresentação musical, exibição de filmes, lançamento de livros; cursos e treinamento de capacitação; e também defesa de dissertação ou tese, em forma de convite para comunidade prestigiar e, ainda, defesa de memorial.

Prazos de Solicitação

A comunidade acadêmica deverá ficar atenta aos prazos de solicitação de divulgação. Fundamentada nos critérios de atualidade e da novidade, a equipe somente divulgará no site notícias encaminhadas em prazo máximo de cinco dias úteis após o acontecimento. O mesmo vale para pedidos de cobertura. “Como temos uma rotina de trabalho, qualquer evento que venha ocorrer fora do horário de expediente precisa ser agendado com antecedência para que possamos nos programar para estarmos presentes”, diz, ressaltando que isso deve ser levado em conta para pedidos de última hora, visto que a publicação está diretamente relacionada à ordem de recebimento das solicitações.

Cobertura Fotográfica

Ana Carolina chama atenção ainda para o item referente à cobertura fotográfica de eventos da Linha Editorial. “Como a Dicom não dispõe de fotógrafos profissionais para registros fotográficos, é importante que a comunidade acadêmica entenda que os registros que nossa equipe realiza são suficientes para ilustrar a produção de conteúdo de teor jornalístico. Não é preciso permanecer no evento e tirar fotos de todos os momentos para poder fazer a matéria. As fotos que acompanham as notícias devem ser informativas somente”, diz.

Critérios para seleção de notícias

Para que uma notícia atinja o público-alvo da UNIFAL-MG de maneira eficaz e eficiente, a Diretoria de Comunicação Social pauta-se em critérios de noticiabilidade, adaptados de pesquisadores da área de Comunicação, como Mauro Wolf e Nelson Traquina, a fim de selecionar uma sugestão encaminhada pela comunidade acadêmica e transformá-la em notícia. Confira no infográfico abaixo, os critérios adotados pela Dicom:

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