Momentos marcantes da história do campus Varginha são lembrados por docente em mais um vídeo da série “UNIFAL-MG Varginha é 10”

Em mais um vídeo da série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10”, produzido em comemoração à primeira década do campus, o entrevistado é o docente da primeira turma de professores do campus Varginha, Paulo Roberto Rodrigues de Souza.

Na entrevista, Prof. Paulo Roberto fala sobre a importância da implantação do campus Varginha para a cidade sob o ponto de vista científico, cultural e econômico, refletindo sobre a influência do perfil jovial dos estudantes na caracterização do município. “É muito importante esse papel da universidade federal em qualquer município, sobretudo, aqui em Varginha, a gente percebe uma mudança muito grande pela juventude, pela energia e alegria que esses alunos trazem para cidade”, destacou.

O relato do professor também aponta alguns momentos marcantes na história do campus como a implantação da unidade, o reconhecimento do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e cada prédio e laboratório construído para melhorar a estrutura do campus, o qual foi oficialmente inaugurado em 2013, em ato formal conduzido in loco pela Presidência da República, momento também ressaltado pelo docente. “A recepção de toda comunidade varginhense e regional aqui no campus, para mim, foi um momento marcante que realmente merece destaque”, lembrou.

Para Prof. Paulo Roberto, que foi coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia por quatro anos, diretor do campus Varginha por mais quatro e atualmente é coordenador do Mestrado em Administração Pública, o maior desafio para o corpo docente, discente, técnico e terceirizado do campus, após completar 10 anos de existência, é superar as dificuldades econômicas do momento atual vivido pelo país a fim de conseguir consolidar a unidade em Varginha. “Sem dúvida alguma é um momento de reflexão para ver e avaliar nossos acertos, inclusive, os nossos erros e o grande desafio nesse momento complexo que o país está vivendo é a própria consolidação do campus e de seu desenvolvimento”, enfatizou.

Confira a entrevista com Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza:

A entrevista com Prof. Paulo Roberto foi feita pelo professor da área de Estatística do campus Varginha, Deive Ciro de Oliveira, integrante da comissão organizadora dos 10 anos, em parceria com a técnica em Tecnologia de Informação do campus, Cristiane Rodrigues da Silva Silveira.

Nas próximas semanas, novos episódios serão disponibilizados. Aguarde e acompanhe!

Assista a outros vídeos da série:

Série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10” reúne relatos em vídeo de quem testemunhou 10 anos de implantação do campus Varginha

Em vídeo comemorativo dos 10 anos do campus Varginha, professora relembra o início das atividades e reflete sobre novos desafios

Quarto vídeo da série “UNIFAL-MG Varginha é 10” destaca relato de egressa da primeira turma, hoje, doutoranda em Economia