Universidade promove Feira de Saúde e Educação na cidade de Carvalhópolis; ação reuniu mais de 100 estudantes e servidores nas atividades para a população local

A população da cidade de Carvalhópolis teve a oportunidade de conhecer ações de extensão da UNIFAL-MG nas áreas da saúde, educação e cultura durante a “Feira de Saúde e Educação: Ação e Transformação com a população Carvalhopolitana”, promovida pela Universidade no município, com a participação de mais de 100 pessoas, entre alunos e servidores.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Carvalhópolis, no sábado, dia 23 de novembro, o evento integra uma das atividades previstas em um Termo de Cooperação Técnica entre a UNIFAL-MG e o município, celebrado em junho de 2019, o qual visa o desenvolvimento e execução de programas, projetos e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos, tecnológicos e de pesquisa, bem como o estabelecimento de mecanismos para a sua realização.

“Esse evento foi uma oportunidade de contato com a população carvalhopolitana, troca de saberes e levantamento de demandas locais que auxiliarão no estabelecimento do plano de trabalho para o ano de 2020”, explicou a coordenadora do evento, Profa. Elisângela Monteiro Pereira, pró-reitora adjunta de Extensão.

Atividades como pilates e exercício funcional, massagens, orientações sobre higienização e segurança dos alimentos, primeiros socorros, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais, gravidez indesejada, doenças parasitárias, doenças bucais, além do rastreamento em saúde, com dosagem de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, consultório farmacêutico foram algumas ações realizadas com a comunidade.

Estudantes dialogaram com a população sobre urbanismo e sustentabilidade e também sobre a oportunidade de se ter um ensino superior público, gratuito e de qualidade na UNIFAL-MG.

Profissionais municipais da educação, além de outros grupos locais como o Grupo Melhor Idade, coral de crianças e adolescentes, bateria, entre outras, também marcaram presença com suas apresentações.

Conforme Profa. Elisângela, os profissionais municipais da saúde fizeram a campanha de prevenção do câncer de próstata. “Na parte da manhã, paralelamente às atividades da feira, aconteceram na Escola Municipal Maria Caproni de Oliveira (mais conhecida como Escolinha), as rodas de conversa entre docentes da UNIFAL-MG com os profissionais municipais da saúde e da educação, para levantamento das demandas desses setores no município, inclusive, da formação continuada desses profissionais, a fim de elaborar o plano de trabalho de 2020, vinculado à cooperação técnica estabelecida entre a UNIFAL-MG e Prefeitura de Carvalhópolis”, detalhou.

Segundo a aluna do curso de Farmácia, Sarah Magalhães Ribeiro Mata, a atividade promovida com a população de Carvalhópolis oportunizou vivenciar na prática o quanto as pessoas gostaram de conhecer as ações de extensão desenvolvidas pela Universidade.  “Foi incrível ver como o pessoal da cidade gostou dos projetos, a curiosidade deles … Foi apaixonante. Agradeço muito pela oportunidade de ter ido para Carvalhópolis. Cheguei em casa muito cansada, mas com uma sensação surreal… Estou extasiada até agora”, afirmou.

A professora Mariângela de Carvalho, diretora da Escola Municipal Maria Caproni de Oliveira, expressou gratidão a todos os envolvidos na realização do evento em Carvalhópolis. “Foi bom demais! Não consigo deixar de demonstrar minha alegria e satisfação às pessoas que me perguntam ou falam do evento… Transmita a todos os alunos e profissionais envolvidos o meu agradecimento. Já estamos ansiosos pelo retorno de vocês”, ressaltou.

Para Profa. Elisângela, a feira foi realizada com muita alegria e comprometimento tanto dos integrantes da UNIFAL-MG quanto dos funcionários municipais envolvidos. “Outras oportunidades virão e temos certeza de que a cada ação mais e mais pessoas estarão envolvidas não só na organização, como na participação”, frisou, completando: “As rodas de conversa entre nossos docentes e alunos com os profissionais municipais da saúde e da educação foram muito produtivas, dando-nos direções para a elaboração do plano de trabalho a ser desempenhado em Carvalhópolis durante 2020. Em breve voltaremos ao município, ainda mais sedentos de ótimos resultados com essa parceria.”

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Carvalhópolis

Fotos: arquivo pessoal da professora Elisângela Monteiro Pereira