Clínica de Estomatologia da UNIFAL-MG mantém atendimentos durante a pandemia; a clínica da Faculdade de Odontologia é referência na prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico na região

Consultas, biópsias, tratamentos cirúrgicos de lesões císticas e neoplásicas benignas e manejo das sequelas do tratamento oncológico para tumores da região de cabeça e pescoço são alguns dos procedimentos oferecidos gratuitamente, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Clínica de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG. Conhecida por ser um centro de referência para prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões do complexo bucomaxilofacial, a Clínica, mesmo durante a pandemia, tem oferecido atendimento ininterrupto a pacientes dos municípios que se localizam na área da Gerência Regional de Saúde de Alfenas.

Foto: Atendimento na Clínica de Estomatologia. Arquivo pessoal do professor João Adolfo Costa Hanemann

Neste período de distanciamento social, são realizados 80 atendimentos por mês, aproximadamente, conforme os protocolos de biossegurança adotados universalmente, uma vez que a grande maioria dos pacientes atendidos faz parte do grupo de risco, por serem idosos, apresentarem comorbidades e estarem em tratamento ou terem concluído recentemente um tratamento oncológico. Entre as medidas adotadas, destaca-se a redução do número de atendimentos, feitos após agendamento prévio, e o cuidado redobrado nas desinfecções de superfícies, conforme explicou o professor da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, João Adolfo Costa Hanemann, à Diretoria de Comunicação Social (Dicom).

“É importante destacar, ainda, que os procedimentos clínicos e cirúrgicos eram realizados por alunos do curso de Graduação em Odontologia, supervisionados pelos docentes da Clínica. Com a suspensão das atividades presenciais, todos os atendimentos passaram a ser feitos pelo docente responsável, auxiliado por uma discente de Pós-Graduação que desenvolve seu projeto de dissertação de mestrado na área de Patologia Bucal”, salientou o professor João Adolfo.

A maioria dos pacientes atendidos foi encaminhada pelo Centro de Oncologia da Santa Casa de Alfenas (Casa de Caridade de Alfenas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) para uma avaliação odontológica especializada, previamente ao início do tratamento quimioterápico e/ou radioterápico. “Na maioria das vezes, os pacientes terão que se submeter a procedimentos cirúrgicos para exodontias dos dentes presentes, realizados sob anestesia local, ou, dependendo da urgência, sob anestesia geral, no Centro Cirúrgico da Santa Casa”, explicou o docente. Para ele, a suspensão dos atendimentos acarretaria um atraso significativo no início do tratamento oncológico do paciente ou uma piora marcante de sua qualidade de vida.

Segundo o professor, a Clínica também tem atendido, com regularidade, pacientes oncológicos portadores de sequelas orais, como mucosites e radiomucosites, por meio de Laserterapia, e feito o diagnóstico e tratamento de lesões císticas e neoplásicas benignas ou de doenças infecciosas, situações que também não podem ser adiadas.

Saiba mais

A Clínica de Estomatologia, centro de referência para os municípios da área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, atua em parceria com o Laboratório de Anatomopatologia Bucal, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, que é o responsável pela emissão dos laudos microscópicos das lesões, e com o Laboratório Central de Análises Clínicas, também da Universidade, o qual realiza os exames hematológicos e sorológicos dos pacientes.

Antes da pandemia, as Clínicas da Faculdade de Odontologia realizavam cerca de 2.135 consultas mensais, chegando a mais de 21 mil atendimentos por ano.

Para mais informações sobre a Clínica de Estomatologia, entre em contato pelo telefone (35) 3701-9416 ou pelo e-mail semio.odonto@unifal-mg.edu.br.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG